Publicidade

Polícia desmantela central de cobranças falsas que operava na Faria Lima

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Tânia Rego/Agência Brasil
Tânia Rego/Agência Brasil

Na última quinta-feira (22), o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo fez uma operação contra grupo criminoso que realizava fraudes a partir de central na Avenida Brigadeiro Faria Lima, considerado o centro financeiro da capital paulista.

Policiais civis do Deic, em investigação, descobriram empresas envolvidas no compartilhamento de informações das vítimas, dados que eram usados para realizar as fraudes de falsa cobrança de créditos. Foram presas quatro mulheres, de 27, 28, 31 e 39 anos, que atuavam como gerente comercial e supervisoras da operação. Todas foram liberadas sob fiança.

Fechamento do escritório golpista da Faria Lima

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além das presas, outros dez suspeitos de envolvimento foram levados à delegacia para depôr sobre sua atuação no escritório golpista. O fato da localização ser na Faria Lima servia para dar legitimidade aos criminosos, que trabalhavam de forma híbrida: parte da ação realizava cobranças legítimas, enquanto a outra focava em golpes.

No escritório, foram apreendidos documentos usados durante o contato com as vítimas, além de dispositivos eletrônicos. Os alvos eram idosos e outras pessoas vulneráveis, informados de supostos valores que deviam (créditos “podres”), sendo coagidos por meio de cobranças jurídicas e até judiciais falsas, tanto por atendimento telefônico quanto por mensagem. Com medo de ter o CPF e benefícios bloqueados, as vítimas acabavam pagando.

Outro local utilizado para a operação também foi alvo dos policiais, em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Isso faz parte da Operação Título Sombrio, do setor de Investigações sobre Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos (4ª Delegacia da DCCIBER).

Confira mais no Canaltech:

VÍDEO | CAIU NO GOLPE DO PIX? Agora tem solução!

Continua após a publicidade

Fonte: DEIC via CNN