Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisador descobre falha de segurança no antivírus Norton

Por| 17 de Maio de 2016 às 14h42

Link copiado!

Pesquisador descobre falha de segurança no antivírus Norton
Pesquisador descobre falha de segurança no antivírus Norton

Um pesquisador de segurança do Project Zero, do Google, chamado Tavis Ormandy, descobriu um bug no software antivírus Symantec, que afeta o núcleo utilizado na maioria dos produtos de antivírus da empresa, incluindo o Norton. A falha de segurança torna incrivelmente fácil interceptar um computador com Windows, Mac ou Linux. O bug tem a ver com a forma como o antivírus verifica os arquivos.

Caso um hacker envie um arquivo mal-intencionado por email, ou utilize um link de um site malicioso, o antivírus tende a verificar o arquivo sem a necessidade de nenhuma interação com o usuário. Desta forma, o hacker obtém acesso remoto ao computador. No Windows, isso resulta em corromper o kernel, uma das partes mais importantes de qualquer sistema operacional, responsável pelo gerenciamento de memória, processos e arquivos.

A falha em si acontece devido ao estouro de buffer, o mesmo tipo de erro de programação que causou o Heartbleed, em 2014. No entanto, o que torna esta falha perigosa é a possibilidade de um malware atacar diretamente o kernel do sistema. Ormandy afirmou que Symantec Endpoint Antivirus, Norton Antivirus, Symantec Scan Engine e Symantec Email Security foram afetados. O pesquisador há havia encontrado vulnerabilidades em muitos outros produtos, como Kaspersky Security, Avast Antivirus, FireEye, MalwareBytes e AVG Antivirus.

A Symantec está ciente da falha e já começou um processo de correção. Se você utiliza algum software de proteção da Symantec ou Norton, é aconselhado verificar com frequência a ferramenta de update à procura de novos patches. Segundo a empresa, o resultado de um ataque bem-sucedido seria uma falha no sistema que ocasionaria a famosa "tela azul da morte" no Windows.

Continua após a publicidade

Fonte: BGR