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Pesquisa mostra que clientes querem mais opções de login nos serviços digitais

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Outubro de 2021 às 20h20

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Divulgação/Pete Linforth/Pixabay
Divulgação/Pete Linforth/Pixabay

Mesmo que muitas empresas afirmem que o foco de seus serviços são os clientes, e que oferecem as tecnologias necessárias para uma experiência satisfatória para seus usuários, uma pesquisa recentemente divulgada pela Auth0 sugere que as pessoas não estão contentes com as experiências de login disponibilizadas pelas organizações.

O estudo da Auth0 aborda o período de fevereiro a agosto de 2021,e pesquisou mais de 17.000 tomadores de decisão de marketing/TI e consumidores em 12 países, e descobriu que as expectativas dos consumidores para suas experiências de login não correspondem à realidade. Globalmente, a pesquisa contou com resposta de profissionais e clientes dos seguintes países: Argentina, Brasil, México, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Austrália, Singapura e Japão.

As principais descobertas globais incluem:

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  • Os consumidores são mais propensos a se inscrever em um aplicativo/serviço online se as seguintes ferramentas estiverem disponíveis: autenticação de múltiplos-fatores (49%), Single Sign-On (SSO) (48%), biometria (44%), login social (40%) ou sem senha (35%);
  • Apenas 47% das empresas oferecem o Single Sign-On, 35% login social, 29% autenticação de múltiplos-fatores, 25% biometria e 20% sem senha. Além disso, 8%, ou seja, uma em cada dez empresas não oferece nenhuma dessas opções de login;
  • 48% dos consumidores diz que está frustrado por ter que preencher longos formulários de login ou inscrição, e 83% abandonaram seu carrinho totalmente devido a um processo de login complicado.

Single Sign-On é o tipo de login onde uma única credencial serve para várias plataformas. O login social é o tipo de autenticação que usa as credenciais de redes sociais ou do Google para permitir o acesso a outros serviços.

Destaques da América Latina

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A pesquisa da Auth0 também mostra os principais destaques obtidos a partir da resposta de aproximadamente 1.000 consumidores e 200 tomadores de decisão de TI/Marketing situados na América Latina, em países como a Argentina, o Brasil e o México.

Os principais destaques encontrados na América Latina incluem:

  • 84% dos consumidores latino-americanos abandonaram totalmente uma tentativa de compra ou registro devido a uma experiência de login complicada. No Brasil, esse número é de 87% em comparação com 85% do México e 80% da Argentina;
  • 61% consumidores latino-americanos estariam mais propensos a se inscrever em um aplicativo/serviço online se ele oferecesse logins sociais;
  • Embora os tomadores de decisão de TI/Marketing da América Latina sejam os mais propensos a dizer que oferecem opções de Single Sign-On, as empresas em toda a região estão aquém das expectativas do consumidor para todas as tecnologias de login.

“Os dados da pesquisa revelam que há uma lacuna clara entre as expectativas dos consumidores e o que as empresas oferecem, atualmente - os consumidores online da América Latina estão buscando ativamente tecnologias de login modernas, como SSO, logins sociais e biometria para maior comodidade, segurança e privacidade, mas a maioria dos argentinos, brasileiros, e as empresas mexicanas não atendem às expectativas dos consumidores”, comenta Victor Borga, gerente regional de vendas da Auth0 para a América Latina.