Perfil do Doritos Brasil no Twitter é invadido e usado para divulgar NFTs
Por Dácio Castelo Branco • Editado por Claudio Yuge |

A tarde desta sexta-feira (8) começou com mais uma invasão a um perfil do Twitter por divulgadores do mercado de NFTs e criptomoedas. A conta oficial do salgadinho Doritos realizou uma postagem, perto das 14h, fazendo propaganda de NFTs do Bored Ape, mas com links maliciosos que, quando acessados, podem tentar roubar informações dos usuários.
- Novo malware mira sistemas serverless da Amazon
- Brasil é alvo principal de golpes com falsa atualização do Google Chrome
A aparente invasão resultou em mudança da foto de perfil e da biografia conta brasileira do Doritos no Twitter, que agora se define como um "investidor anjo do mercado cripto e co-fundador da BoredApeYTC". Somente uma postagem foi realizada, fazendo a propaganda dos tokens não fungíveis de macaco e uma aparente promoção que dará para os participantes 0,33 ETH — e até o fechamento dessa nota, o perfil estava postando vários tweets marcando pessoas da comunidade cripto para alertá-los sobre a "promoção".
O Canaltech entrou em contato com a assessoria da PepsiCo, empresa responsável pela marca Elma Chips, que fabrica o Doritos. Ela nos retornou o seguinte posicionamento:
A PepsiCo Brasil confirma que a conta de sua marca DORITOS no Twitter foi invadida por um breve período na tarde desta sexta-feira. A operação já foi retomada e retornou à normalidade. A companhia está agindo para apurar a ocorrência e para que o incidente não aconteça novamente.
Invasão para propaganda de criptomoedas e NFT vem se tornando ataque comum
O ataque sofrido pelo perfil oficial do Doritos segue padrões observados nos últimos meses quanto a invasões em diferentes plataformas. Um dos casos mais recentes de grande impacto na mídia brasileira foi o caso do Loop Infinito, que teve seu canal no YouTube invadido em setembro do ano passado e usado como forma de disseminar propagandas do mercado de criptomoedas.
Além desse caso, em agosto do ano passado o canal do YouTube do DJ Alok também foi invadido, com postagens também relacionadas a ganhos monetários com NFTs e criptomoedas.