Pacote de segurança da Motorola tem bloqueio contra roubo e mais funções grátis
Por Vinícius Moschen | •

A Motorola se destaca por ter um conjunto de segurança para celulares que está entre os mais completos do mercado. Para isso, são amplas funcionalidades de proteção de dados, e de forma completamente gratuita.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Celular Seguro passa a ter bloqueio parcial que permite recuperar aparelho
- Android traz recursos de IA e experiência segura única para celulares no Brasil
O aplicativo Moto Secure, presente em smartphones da empresa desde 2023, utiliza a plataforma ThinkShield, reconhecida no mercado pela credibilidade e robustez.
Na prática, isso significa que dados sensíveis como contas de bancos e mensagens particulares fiquem protegidos, mesmo em casos de furtos e roubos.
Confira abaixo as principais funcionalidades do Moto Secure:
- Detecção de Phishing: baseada em inteligência artificial (IA), ela alerta automaticamente sobre sites potencialmente perigosos;
- Pasta Segura: mantém aplicativos confidenciais em uma pasta com senha específica, que pode até ser disfarçada com outro nome e imagem de aplicativo para despistar pessoas não autorizadas;
-
Bloqueio automático em caso de roubo ou furto: trava automaticamente o celular se ele estiver fora de áreas pré-determinadas por quem usa o aparelho. Ele também será desconectado de dispositivos previamente configurados, como conexões Bluetooth de carros e fones de ouvido.
- No Android 15, também será incluída a função de autenticação em dois fatores. Ou seja, o desbloqueio após o afastamento exigirá uma segunda senha diferente da primária ou autenticação biométrica.
- Detecção de malware por inteligência artificial: também disponível no Android 15, é capaz de identificar vírus ou ameaças ao smartphone.
eSIM oferece camada adicional de segurança
O suporte para eSIM também oferece uma garantia extra de segurança nos celulares 5G da Motorola. Afinal, com ele é possível dispensar os cartões SIM físicos de operadora.
Neste caso, o aumento da segurança ocorre por meio da seguinte lógica: cartões SIM tradicionais costumam ser rapidamente removidos por ladrões, para evitar o bloqueio remoto do celular — mas, com o eSIM, não é possível realizar essa remoção, mantendo o aparelho sempre sujeito a restrições aplicadas pelos usuários em emergências.
Proteção contra Roubo tem recursos avançados
Já os modelos que possuem Android 14 ou mais recente têm a Proteção contra Roubo, cujas funcionalidades são ampliadas para o Android 15. Veja abaixo as novidades:
- Bloqueio de movimento contra roubo: bloqueia o celular caso ele detecte um movimento brusco de agarrar e correr;
- Bloqueio de autenticação com falha: restringe o acesso após cinco tentativas erradas de acesso via PIN ou biometria;
- Proteção contra redefinição de fábrica: mesmo com o aparelho já desbloqueado, é preciso ter o PIN ou biometria para redefinir o celular aos padrões de fábrica;
- Restrições de acesso não autorizado: configurações críticas como o acesso físico via USB ou remoção de eSIM exigem autenticação;
- Bloqueio offline do dispositivo: aparelhos que saírem da rede Find My Device por mais de 15 minutos são bloqueados automaticamente;
- Bloqueio rápido remoto: se o celular for perdido ou roubado, é possível acessar rapidamente o link android.com/find e inserir o número de telefone para realizar o bloqueio em questão de instantes.
As novidades relacionadas ao Android 15 já estão disponíveis para os aparelhos da marca que trazem a última versão do sistema operacional. É o caso do Motorola Edge 50 Ultra e Edge 50 Fusion, enquanto as atualizações para outros modelos chegarão de forma gradual, segundo a empresa.