Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 7 melhores aplicativos de segurança pessoal

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Junho de 2022 às 20h40

Link copiado!

Tim Samuel/Pexels
Tim Samuel/Pexels

É comum que pessoas escutem, em qualquer roda de relacionamentos próximos, relatos de assaltos, ameaças, assédios ou mesmo golpes, sejam físicos ou digitais. A triste realidade é ainda mais tangível ao analisar dados do IBGE, que indicam que 18,3% da população do Brasil acima de 18 anos já sofreu algum tipo de violência.

Ao mesmo tempo, o mundo agora é muito mais virtual, e é na tecnologia que muitas pessoas estão encontrando ferramentas para reforçar sua segurança pessoal. Nesse contexto, alguns aplicativos podem auxiliar bastante os usuários a se protegerem de situações de risco, com a Agência No Ar compartilhando com o Canaltech alguns desses programas que mais estão obtendo destaque no Brasil. Confira:

Civi

Continua após a publicidade

Civi é aplicativo de segurança voltado especialmente para a cidade de São Paulo. Entre as funcionalidades do programa, o destaque fica com o mapa interativo, permite a visualização das principais ocorrências em bairros e arredores como roubo de veículos, arrastões, sequestros, homicídios, incêndios, desabamentos, cortes de energia, trânsito e muito mais, e o feed de notícias, que mostra os acontecimentos na capital.

Além disso, o aplicativo conta com uma função que permite usuários reportarem ocorridos, que então são apurados pela equipe da Civi e, se confirmados, entram no feed do programa.

O app pode ser encontrando tanto no Android quanto no iOS.

Continua após a publicidade

Sinesp Cidadão

O aplicativo, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), disponibiliza acesso ao banco de dados nacional de veículos roubados, mandados de prisão abertos e pessoas desaparecidas — podendo ser útil para usuários não caírem em golpes de comprar carros furtados, por exemplo.

O programa está disponível para iOS e Android.

Continua após a publicidade

bSafe: Personal Safety

O bSafe registra a rota dos usuários e manda alertas para quem esteja cadastrado em uma lista de contatos próximos em caso seja necessário relatar alguma emergência — e, em casos que a utilização do celular com as mãos esteja impossibilitada de ocorrer, o sinal de ajuda pode ser ativado através de voz.

O aplicativo também permite que o usuário realize streaming da situação para os contatos registrados. Fica o aviso, porém, que o programa só está disponível em inglês, o que talvez seja uma barreira para algumas pessoas.

Continua após a publicidade

O app pode ser baixado para Android e iOS.

Malalai

Parecido com o Waze, o Malalai mapeia as rotas de trânsito mais seguras para as mulheres desconsiderando locais mal iluminados ou em que foram registrados casos de violência. Além disso, ele permite o compartilhamento dos caminhos com contatos escolhidos pelas usuárias.

Continua após a publicidade

O app está disponível para Android.

Life360

O Life360 buscar conectar familiares para maior segurança de todos. A funcionalidade ocorre através de rastreio por GPS em tempo real, permitindo que usuários possam ser localizados de maneira hábil após comunicarem uma emergência. Além disso, o programa permite marcar locais como casa, trabalho, escola dos filhos ou faculdade e receber updates de quando uma pessoa entrar ou deixar esses locais.

Continua após a publicidade

O app está disponível para Android e iOS.

Shake2Safety

O Shake2Safety utiliza os sensores do celular para, em caso de emergências, bastar o usuário balançar o aparelho para enviar um SMS de socorro para contatos listados no aplicativo previamente. Além disso, o programa pode ser configurado para que a ação também ligue a câmera ou o gravador de voz, permitindo assim o registro da situação de risco.

Continua após a publicidade

O software está disponível somente para Android.

Find my Kids

Por fim, o aplicativo Find my Kids traz opções de controle parental que permitem o rastreamento da localização de crianças — sendo especialmente útil em situações que os jovens não atendam o telefone, já que ele pode configurado para ativar o microfone e captar sons e conversas no ambiente.

Continua após a publicidade

Além disso, para evitar perda dos aparelhos, o Find my Kids permite a configuração de sinais sonoros, que podem ser emitidos tanto por demanda dos pais ou em janelas específicas.

O aplicativo está disponível somente para iOS.