Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Operadoras de telefonia colocam Brasil no topo em ligações de spam

Por| 18 de Dezembro de 2018 às 14h05

Link copiado!

Operadoras de telefonia colocam Brasil no topo em ligações de spam
Operadoras de telefonia colocam Brasil no topo em ligações de spam

As operadoras de telefonia nacionais foram as principais responsáveis por colocar o Brasil no topo do ranking de países com maior incidência de ligações de spam. Os dados são do aplicativo Truecaller, com nosso país aparecendo na liderança isolada do quesito, com uma média de 37 chamadas indesejadas recebidas todos os meses pelos usuários do software, um total que representa quase o dobro das cerca de 20 registradas em 2017.

De acordo com os números da empresa, 32% de todos os spams registrados ou bloqueados pelo app vieram de operadoras de telefonia ou serviços de internet. As eleições presidenciais também foram um fator significativo no crescimento do spam, com plataformas a serviço de candidatos realizando ligações não solicitadas para fazerem propaganda.

O Truecaller também aponta para um crescimento significativo nas tentativas de golpe por telefone, que representaram 20% de todas as ligações de spam realizadas para os brasileiros em 2018, contra apenas 1% no ano anterior. Entre as principais modalidades de fraude estão bandidos que se passam por funcionários de companhias de energia, exigindo dinheiro para que a eletricidade não seja desligada, ou o velho golpe do sequestro, citado em uma categoria separada pela companhia que, junto com trotes convencionais e voltados só para incomodar, representaram 10% do total.

A Índia, líder do ranking no ano passado, aparece agora na segunda colocação e teve pouca alteração em seus números, com uma queda de apenas 1,5% na incidência de spam. Por lá, os cidadãos recebem, em média, 22 ligações indesejadas por mês, enquanto o Chile aparece na terceira colocação, com cerca de 21 chamadas de spam mensais.

Continua após a publicidade

Na verdade, o forte movimento de aumento na incidência de spam se reflete em todos os países da América Latina. A região foi a que mais contabilizou novos mercados na lista dos que mais sofrem com os spams, enquanto a Costa Rica registrou o maior aumento em chamadas desse tipo, com 330% mais incidência. Já a Turquia, com uma queda de 18%, foi a que apresentou maior retração na prática.

Os dados do Truecaller também pintam um panorama surreal para as ligações de spam. Na mesma medida em que usuários de telefonia móvel reduzem seu uso de ligações em prol de mensageiros e redes sociais, o número de chamadas indesejadas registradas pelo app aumentou 300% em 2018, com mais de 17,7 bilhões de ocorrências desse tipo.

Na mesma medida, também aumentou o número de golpes e tentativas de fraude pelo telefone em todo o mundo. Segundo a pesquisa, um em cada 10 americanos perderam dinheiro em 2018 por conta de crimes dessa categoria, com US$ 9 bilhões sendo revertidos para bandidos durante o período.

Essa prática também está crescendo, com países como Reino Unido e Índia registrando o dobro de chamadas fraudulentas em 2018 em relação ao ano passado, enquanto, no Canadá, esse crescimento foi de 67%. No total, foram mais de 25 milhões de pessoas vítimas da prática apenas nos Estados Unidos até outubro.

Continua após a publicidade

Os números também devem servir como argumento para diferentes iniciativas de punição a empresas que importunem seus clientes com as ligações. Nos EUA, por exemplo, estão em andamento em diversos estados leis que ampliem as punições para as chamadas “robocalls”, as chamadas feitas por sistemas automatizados para oferta de serviços ou propaganda. Enquanto isso, na China e na Índia, estão em andamento os trabalhos para a criação de sistemas integrados às plataformas mobile para que chamadas fraudulentas e de spam sejam detectadas e bloqueadas automaticamente, sem ação do usuário.

Para chegar aos dados divulgados agora, o Truecaller fez um levantamento de chamadas recebidas e marcadas como spam pelos seus usuários em todo o mundo, além daquelas automaticamente bloqueadas por seu sistema. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Fonte: Truecaller