Publicidade

O que faz um Ethical Hacker e por que esse profissional se tornou indispensável?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Setembro de 2021 às 14h40

Link copiado!

Envato / monkeybusiness
Envato / monkeybusiness

* Por André Dratovsky

Apenas em 2021, os danos financeiros causados por ciberataques chegaram a US$ 6 trilhões em todo o mundo, com o Brasil na quinta colocação no ranking de prejuízos. O assunto tem se tornado tão urgente que, segundo a consultoria alemã Roland Berger, nos seis primeiros meses deste ano os casos já superaram o total de ocorrências de 2020.

Para além dos impactos financeiros, as empresas-alvo de crimes cibernéticos vêm sofrendo com prejuízos em reputação no mercado e com a negativação de sua imagem frente ao consumidor: danos imensuráveis e com alto grau de dificuldade de driblar. Levando em conta esses pontos, fica claro por que os profissionais da segurança digital são considerados, cada vez mais, fundamentais em empresas de todos os setores. E nesse contexto, os Ethical Hackers têm ganhado destaque graças à sua robusta capacidade de proteção de sistemas.

Continua após a publicidade

O que é Hacking Ético?

O hacking ético é a quebra legal de dispositivos com o objetivo de testar as defesas e encontrar vulnerabilidades de uma organização. Em outras palavras, é a tentativa de obter acesso não autorizado a sistemas, computadores, aplicativos ou dados, utilizando estratégias de hackers mal-intencionados para identificar falhas, antes que invasores tenham a oportunidade de explorá-las.

Também conhecidos como hackers éticos, os Ethical Hackers são especialistas em segurança e em estratégias de hacking, mas com a missão de defender as organizações.

Continua após a publicidade

Os hackers éticos usam seu conhecimento para proteger e otimizar a tecnologia e a segurança das organizações, evitando violações. Não é à toa que esses são alguns dos profissionais mais bem pagos no mercado de segurança, com salários que podem ultrapassar os R$ 50 mil mensais.

Além de relatar as vulnerabilidades identificadas, esses profissionais fazem recomendações para a correção das falhas. Em muitos casos, o Ethical Hacker repete os testes para garantir que as vulnerabilidades tenham sido totalmente resolvidas.

Como trabalhar com Ethical Hacking

O Ethical Hacker, ao contrário do que muitos pensam, não precisa cursar uma graduação. Porém, obviamente, são requisitos importantes ter conhecimentos avançados em tecnologia, segurança da informação, TI e informática, incluindo scripts de programação, proficiência em sistemas operacionais e redes. Afinal, faz parte do escopo do trabalho do Ethical Hacker testar a segurança e criar novas formas de proteger todo tipo de sistema.

Continua após a publicidade

Principais certificações em Ethical Hacking

Para garantir a contratação de hackers profissionais, as empresas têm exigido certificações que comprovam as habilidades práticas do especialista e sua capacidade de utilizar as ferramentas corretas.

Confira algumas das principais certificações:

  • EC Council: Certified Ethical Hacking Certification
  • Offensive Security Certified Professional (OSCP) Certification
  • CompTIA Security+
  • Cisco’s CCNA Security
  • SANS GIAC
Continua após a publicidade

*André Dratovsky é CEO da Elleve