Publicidade

Novo golpe com Pix oferece empréstimo em cobrança de IOF antecipado

Por  | 

Compartilhe:
Daniel Dan/Unsplash
Daniel Dan/Unsplash

Mais uma semana, mais uma modalidade de golpe com Pix. Desta vez, a Receita Federal alerta para uma tática usada por criminosos que se passam por supostas empresas de crédito para liberar empréstimos antecipados do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) via Pix.

O IOF é cobrado sobre operações de crédito e de câmbio, e, segundo a Receita, os fraudadores entram em contato com as vítimas oferecendo quantias a taxas de juros sedutoras. Para liberar o dinheiro, o cidadão é induzido a antecipar o pagamento de uma taxa inexistente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para concretizar o golpe, os estelionatários enviam um “comprovante de transferência eletrônica”, com um alto valor de empréstimo, que só seria liberado mediante pagamento da “tarifa de IOF”.

Como se precaver do Golpe do Pix com pagamento de IOF antecipado

Em comunicado, a Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. O órgão também destaca que seus servidores não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.

A Receita lembra que, embora alguns tributos possam ser pagos via Pix, o IOF só pode ser quitado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador.

Se você desconfiar de um golpe, não faça qualquer transferência. Os bandidos adoram as fraudes com PIX porque é muito difícil reaver a quantia após o depósito ser realizado. Procure imediatamente a polícia, munido de todas as provas possíveis, e registre um boletim de ocorrência.