Nova função da Alexa transforma o Echo Show em sistema de segurança remota

Nova função da Alexa transforma o Echo Show em sistema de segurança remota

Por Felipe Gugelmin | Editado por Patrícia Gnipper | 17 de Maio de 2021 às 18h20
Divulgação/Amazon

Uma nova função para os dispositivos Echo Show da Amazon pode ajudar a aumentar a sensação de segurança quando você deixa sua casa ou escritório sozinhos. Uma atualização recente trouxe à assistente virtual Alexa a função “Home Monitoring”, que permite usar as câmeras dos aparelhos para verificar se há alguma pessoa ou animal passando pelas proximidades da área onde você deixou seu aparelho.

Além de poder verificar a imagem registrada ao vivo pelo aparelho, a novidade também permite que você ajuste o posicionamento da câmera sem ninguém perceber — funcionalidade restrita ao Echo Show 10. O que diferencia a nova solução do sistema Drop-In é o fato de ela agir de forma mais discreta, sem que seja preciso exibir sua imagem na tela do dispositivo utilizado.

Imagem: Divulgação/Amazon

O sistema já pode ser usado tanto no Echo Show 10 quanto no Echo Show 5 e Echo Show 8 e, por questões de segurança, você precisa fazer as configurações diretamente nos produtos. Além de habilitar a função, é possível configurar um sinal sonoro que avisa momentos em que o monitoramento é ligado e o sistema que borra os primeiros segundos de uma transmissão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Embora pareçam contraintuitivas, essas configurações foram pensadas para quem mora com outras pessoas e não deseja correr o risco de invadir suas privacidades. Assim que a função for habilitada, você poderá acessar as transmissões remotas a partir do aplicativo da Alexa em qualquer dispositivo compatível.

Conforme alerta o site CNET, embora a nova função possa ser uma solução de segurança interessante, ela não é exatamente completa. Não há como gravar o material capturado pelo Echo Show, tampouco opções para configurar alertas quando movimentos são detectados — em outras palavras, é preciso estar fazendo o monitoramento de forma ativa para perceber qualquer atividade fora do comum.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.