Estes são os melhores dispositivos compatíveis com a linha Amazon Echo

Por Redação | 11 de Maio de 2021 às 15h20 PUBLIEDITORIAL
Divulgação/Amazon

Faz tempo que ter uma casa conectada deixou de ser algo de outro mundo para muitos brasileiros. Com dispositivos cada vez mais acessíveis, a possibilidade de ter aparelhos que reconhecem sua voz, se conectam à internet e podem ser programados para ligar ou desligar automaticamente passou a ser parte da realidade.

Grande parte dos créditos para a popularização desses dispositivos por aqui se deve à Amazon e sua assistente virtual Alexa. Compatível com uma variedade crescente de produtos — que vão de televisão a um adaptador de tomada —, a Alexa é utilizada principalmente nas caixas de som inteligentes Echo, que se conectam a outros dispositivos para funcionarem como uma verdadeira central de comando para tudo o que está na sua casa.

A ideia pode parecer complicada na teoria, mas é extremamente simples na prática. Basta ter um dispositivo Amazon Echo e conectá-lo a outros itens compatíveis na casa para conseguir controlar tudo através dos comandos de voz reconhecidos pela caixinha. Alterar a iluminação do ambiente, conferir câmeras de segurança e automatizar o funcionamento da cafeteira ficam a apenas um pedido de distância.

Para fazer tudo isso, você precisará de eletrônicos compatíveis com a linha Amazon Echo, algo que não é difícil de encontrar. Para facilitar ainda mais esse trabalho, preparamos a lista abaixo, com algumas das melhores opções de produtos para você colocar em uma casa conectada.

Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo

Lâmpadas inteligentes costumam ficar entre os primeiros produtos do tipo a serem comprados por muita gente. Este modelo da Positivo se destaca por ser barato e ter todas as funções que você pode querer de um produto do tipo, como a possibilidade de alterar o tom de cor — são mais de 16 milhões de opções de cores — e a intensidade da lâmpada, criando climas diferentes na casa sempre que quiser.

Todas as configurações podem ser feitas através do aplicativo para celular, mas ela funciona de forma ainda mais prática quando conectada a uma caixa de som Amazon Echo. Basta usar um comando de voz — como "Alexa, acenda as luzes do quarto", por exemplo — para que acender as luzes de qualquer lugar. Os comandos também podem ser enviados através do aplicativo para celular.

Ela pode ser encontrada facilmente por preços baixos na Amazon, é fácil de configurar e, por ser popular, não é difícil encontrar na internet dicas de combinações de cores que podem deixar os ambientes mais interessantes.

Smart Plug Wi-Fi Positivo

Outro aparelho da Positivo que se destaca pelo bom custo-benefício é esta tomada inteligente. Ela pode se conectar à Alexa para transformar equipamentos eletrônicos mais antigos em aparelhos inteligentes. Isso é possível ligando o dispositivo ou eletrodoméstico neste plug e usando comandos de voz para ligar ou desligar os aparelhos.

Uma possibilidade de uso dessa função é conectar uma cafeteira ao smart plug e programá-la para começar a funcionar alguns minutos antes de você acordar. Dessa forma, o café já estará pronto quando você chegar na cozinha. Aparelhos como torradeiras, micro-ondas e máquinas de lavar também podem funcionar muito bem com essa função.

Além de permitir esse agendamento de horário e possibilitar o controle pelos comandos de voz, ela ainda exibe diversas informações sobre o consumo de energia no aplicativo do produto, além de proteger os aparelhos de possíveis sobrecargas na rede elétrica.

Smart Controle Universal Positivo

Mais uma opção para quem tem muitos dispositivos antigos (ou que simplesmente não têm conexão com a internet) e deseja conectá-los à rede para que funcionem de forma mais automatizada é o Smart Controle Universal da Positivo. Você só precisa colocá-lo no centro da sala para que ele funcione com todos os aparelhos que utilizam controles remotos infravermelho, como TVs e ar-condicionados.

Dessa forma, você combina todos os controles da casa em um único aplicativo para celular, que pode ser conectado ao Amazon Echo para serem ligados ou desligados usando comandos de voz. Além de organizar a bagunça da sala, reduzindo o número de controles espalhados pela casa, ele permite que você gerencie os equipamentos de forma fácil e automatizada.

Câmera Xiaomi Mijia

Com visão em 360 graus, resolução de 1080p e uma base que pode ser tanto apoiada em uma mesa ou bancada como fixada ao teto, a câmera da Xiaomi é uma solução completa para gravar ambientes internos ou externos, podendo ser controlada pela Alexa através de qualquer dispositivo Amazon Echo.

Embora seja mais conhecida por seu uso como câmera de segurança, este aparelho da Xiaomi também pode funcionar muito bem como uma baba eletrônica. Basta colocá-la no quarto das crianças e ver a transmissão do que está acontecendo em tempo real no aplicativo para celular. Ela tem ainda visão noturna, para você conseguir enxergar bem mesmo durante a noite.

Como seu grande foco é exibir vídeos, uma opção interessante de uso é conectá-la ao Amazon Echo Show localizado em outro ponto da casa, para você acompanhar tudo o que acontece a qualquer momento sem precisar procurar o celular ou abrir um aplicativo diferente.

Nutri Alimentador Inteligente Ekaza

Você não precisa ser o único beneficiado da casa com mais equipamentos inteligentes conectados. Um aparelho que está cada vez mais popular entre tutores de cães e gatos, este alimentador da Ekaza automatiza todo o processo de colocar comida na quantidade certa para os bichinhos, permitindo até que você fique tranquilo caso precise se ausentar de casa por algum tempo.

Usando a Alexa, é possível programar uma quantidade específica de comida a ser liberada quando você falar o comando de voz certo. O aplicativo também permite que os horários de alimentação sejam programados com antecedência e é possível ver e interagir com os animais através da câmera localizada no centro do alimentador.

Kits de Casa Inteligente

Para quem não tem dispositivos do tipo e deseja começar a conectar a casa, uma ótima opção são os kits de casa inteligente que algumas empresas disponibilizam. Eles sempre incluem dois ou mais dos produtos recomendados aqui para que você já comece a usar novas funções integradas aos dispositivos Echo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.