Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Notificação maliciosa aparecia em sites confiáveis para roubar NFTs

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Maio de 2022 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/MetaMask
Reprodução/MetaMask

Pelo menos três grandes sites do mercado de NFTs foram atingidos, neste final de semana, por uma campanha de ataques que visava roubar itens de usuários MetaMask. O golpe aparecia na forma de uma notificação fraudulenta, que prometia a entrega de um ativo gratuito da coleção Bored Ape Yacht Club como forma de induzir as vítimas a vincularem suas carteiras e entregarem informações.

O alerta foi emitido pelos sites Etherscan, CoinGecko e DexTools na última sexta-feira (13), inicialmente, solicitando que os usuários não acessassem nenhum link nem aceitassem pedidos de vinculação que aparecessem em pop-ups. Depois de análise, veio a informação de que um script malicioso havia sido inserido nos serviços da Coinzilla, uma rede de anúncios voltada para o mercado de criptomoedas, que levou à aparição da notificação nos sites.

Continua após a publicidade

A ação dos atingidos, felizmente, foi rápida. Entre os maiores afetados, o Etherscan, voltado à análise de dados da blockchain, interrompeu a integração com serviços de terceiros em suas páginas, enquanto o DEXTools, focado no câmbio de criptomoedas, anunciou que estava desabilitando seus anúncios até a resolução do problema. Já o agregador de dados CoinGecko desabilitou sua conexão com o Coinzilla e solicitou atenção a seus usuários.

Na prática, se trata de um golpe comum no segmento de NFTs, mais uma vez usando nomes e sites conhecidos como forma de angariar o maior número possível de vítimas. A ideia é que, ao aparecer em domínios informativos certificados usando o nome de uma coleção popular, as vítimas seriam mais facilmente induzidas a vincularem suas carteiras, uma ação que permitia a manipulação de ativos pelos criminosos e o furto de itens.

A ação rápida dos sites, entretanto, pode ter coibido a ação, já que não existem relatos de perda de itens como parte da campanha. Em comunicado pelo Twitter, a Coinzilla também disse ter agido rápido para conter o problema, com os anúncios maliciosos sendo veiculados por menos de uma hora nos sites da rede antes de a conta responsável por eles ser bloqueada.

Continua após a publicidade

Também ao falar sobre o assunto, a plataforma disse que implementaria verificações adicionais para garantir a segurança das propagandas veiculadas e que trabalharia de forma mais próxima com anunciantes. Além disso, a Coinzilla disse estar trabalhando para identificar os responsáveis pelo ataque e também ao lado dos sites que exibiram a notificação, de forma a localizar eventuais vítimas do golpe.

O uso de vetores reconhecidos para ataques desse tipo vem se tornando comum no mercado de NFTs. Aconteceu recentemente, por exemplo, com o OpenSea, que teve seu servidor no Discord comprometido por criminosos, e com a própria coleção Bored Ape Yacht Club, cuja conta no Instagram foi usada para enviar mensagens fraudulentas. Em ambos os casos, a promessa era sempre a entrega de itens gratuitos em troca de uma conexão com certeiras que, na realidade, possibilitava o furto de ativos.

Como se proteger de golpes em NFTs?

De olho nessa dinâmica, o ideal é sempre desconfiar de promessas que envolvam a entrega de itens de graça, principalmente quando eles pertencerem a coleções conceituadas ou com itens de alto valor. Evite entregar dados e conectar carteiras, plataformas online e outros elementos próprios a tais sistemas, já que essa é a forma usada pelos bandidos para manipular os conteúdos e transferir ativos para si.

Continua após a publicidade

Vale sempre dar uma olhada em contas oficiais ou publicações em sites legítimos, já que ofertas de grande porte desse tipo, com certeza, serão amplamente divulgadas por estes canais. O mesmo também vale para os alertas de perigo, com o usuário, rapidamente, entendendo por tais espaços se a oferta de itens gratuitos é real ou não.

O uso de carteiras seguras, com redundâncias e versões para smartphone e navegadores também ajuda a manter o portfólio seguro de explorações desse tipo. O mesmo também vale para transações, que devem ser feitas em ambientes protegidos e reconhecidos.