Microsoft diz que 150 milhões de usuários já fazem login sem o uso de senhas

Por Claudio Yuge | 07 de Maio de 2020 às 23h50
Microsoft
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

O uso de senhas atualmente é considerado um dos métodos menos confiáveis para desbloquear serviços e aparelhos, pois várias atividades empregadas pelos cibercriminosos conseguem obter as combinações mais facilmente do que com outras formas de login, a exemplo da autenticação biométrica ou algum identificador físico. As gigantes vêm aprimorando seus sistemas para deixar os números e letras para trás e a Microsoft comemora o fato de 150 milhões de seus usuários estarem atualmente optando por suas soluções de entrada sem códigos.

De acordo com a própria companhia, que celebrou os 50 milhões a mais de perfis nessa frente em relação a novembro do ano passado, o número abrange usuários de serviços online da Microsoft, como Azure, GitHub, Office e Xbox. Entre os acessos mais comuns estão o Windows Hello (credenciais por meio de impressão digital e reconhecimento facial) para acessar redes do Azure Active Directory (Azure AD), o aplicativo oficial Microsoft Authenticator e chaves de segurança física baseadas em FIDO2.

A gigante de Redmond afirma que um dos seus objetivos atuais é impulsionar e dar suporte aos usuários a adotarem soluções de autenticação multifatorial (MFA, na sigla em inglês) ou de login sem senha para proteger suas contas, já que esses métodos contam com recursos aprimorados de verificação — e que, convenhamos, são bem mais difíceis de burlar do que uma combinação de dígitos que normalmente é utilizada em mais de uma plataforma.

Gráfico mostra o aumento de usuários de novas soluções de login sem senha (Divulgação/Microsoft)

De acordo com a companhia, em 2019 a MFA bloqueou 99,9% de todos os ataques de controle de contas. Além disso, os métodos que não usam senha têm reduzidos custos internos de suporte técnico, pois os funcionários não precisam pedir por auxílio para redefinir combinações esquecidas. A maior parte de seus colaboradores já usam ferramentas mais confiáveis. "A equipe de TI da Microsoft mudou para a autenticação sem senha e agora 90% dos funcionários da Microsoft fazem login sem inserir uma senha. Como resultado, os custos fixos e flexíveis do suporte a senhas caíram 87%” disse Joy Chik, vice-presidente corporativo da Microsoft Identity.

Fonte: ZDNet  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.