Windows Hello: conheça a segurança biométrica do Windows 10

Por Nathan Vieira | 02 de Setembro de 2019 às 16h15
Captura de tela/Microsoft
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

A biometria é a nova palavra quando se trata de segurança, e a Microsoft reconheceu isso, criando o Windows Hello, que se trata de um sistema avançado que reconhece o rosto, a íris ou a clássica impressão digital do usuário, para liberar o acesso. Além da segurança, propriamente dito, uma proposta do recurso é a rapidez, já que a pessoa só precisa olhar para o computador ou tocar nele. A empresa, no site oficial, promete que o Windows Hello faz login em seus dispositivos Windows 10 de maneira três vezes mais rápida do que se for utilizada uma senha.

A Microsoft alimenta uma lista, em seu site oficial, com todos os computadores que são compatíveis com essa tecnologia. Dell XPS 13 9370, ASUS ZenBook Flip S UX370UA e Lenovo Yoga 920 são alguns exemplos. No entanto, o usuário também pode optar por adicionar uma câmera ao computador, se quiser experimentar o recurso. Nesse caso, é preciso pesquisar com calma, já que o recurso requer uma câmera relativamente sofisticada, capaz de detectar o usuário usando sensor infravermelho.

Para colocar em prática o recurso do Windows Hello, ou se apenas quiser se certificar de que o seu computador já está configurado com o hardware correto para ele, o processo é bem simples: basta, primeiramente, ir até o botão Iniciar e então clicar em "Configurações". Em seguida, acesse "Contas" e "Opções de Entrada". A partir disso, há duas possibilidades: se o seu computador ainda não tiver uma webcam 3D ou um leitor de impressões digitais compatível, você verá uma mensagem informando que o Windows Hello não está disponível. Há um link que você pode clicar para obter mais informações:

Dispositivo que não é compatível com o Windows Hello (Captura de tela: Nathan Vieira/Canaltech)

Por outro lado, se você tiver um dispositivo compatível com o Windows Hello, basta clicar em "Configurar". Se você tiver um sensor do Windows Hello instalado em seu device, poderá configurar para fazer login automaticamente com apenas alguns cliques. O próprio Windows traz as instruções para configurar o dispositivo. Se você tiver uma câmera do Windows Hello, vai precisar observar a tela por alguns instantes para que seja mapeado e registrado o seu rosto. Depois disso, a configuração está completa e você passa a entrar em seu computador apenas com o reconhecimento facial.

Dispositivo compatível com o Windows Hello (Captura de tela via Business Insider)

Além disso, o Windows Hello funciona com aplicativos compatíveis como o iHeartRadio e o Dropbox. Assim, você pode ignorar a senha e entrar neles diretamente com o reconhecimento facial biométrico. A Microsoft disponibiliza uma lista de apps compatíveis. OneDrive e ShareFile fazem parte da safra de aplicativos em questão.

Fonte: Microsoft via Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.