Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Malwares de mineração são identificados na loja de apps do Ubuntu

Por| 15 de Maio de 2018 às 12h47

Link copiado!

Malwares de mineração são identificados na loja de apps do Ubuntu
Malwares de mineração são identificados na loja de apps do Ubuntu

Embora distribuições baseadas em Linux sejam, de modo geral, confiáveis e sólidas em aspectos de segurança, é evidente que nenhum sistema operacional está totalmente livre de ameaças.

O exemplo mais recente disso é a identificação de malwares no catálogo oficial de aplicativos para o Ubuntu. Segundo as informações compartilhadas no GitHub, foram identificados dois softwares na loja online contendo o ByteCoin, código malicioso de mineração de criptomoedas.

Ainda conforme a publicação, ambos os malwares utilizavam o formato Snap, padrão de publicação de programas que simplifica todo o processo de distribuição de softwares em diversas distribuições Linux, camuflando-se no arquivo de sistema "systemd". Além disso, as aplicações também infectavam scripts de inicialização com o intuito de carregar todos os códigos maliciosos em segundo plano, longe da vista dos usuários.

Em comunicado, a Canonical, companhia responsável pelo Ubuntu, disse ter removido os malwares e todos os programas publicados pelo mesmo desenvolvedor até que uma apuração mais detalhada seja feita em relação ao impacto que as ameaças causaram na plataforma.

Continua após a publicidade

Fonte: Pplware