Publicidade
Conteúdo apoiado por

iPhone e Mac podem criar passkeys automáticas para login sem senha

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Apple agora permite usar um passkey automático para acessar os domínios do iCloud ou do site oficial da empresa. Quem usa iPhone com iOS 17, iPad com iPadOS 17 ou Mac com macOS Sonoma 14 já pode recorrer ao Face ID ou Touch ID para validar o login e acessar a conta sem digitar senha.

Os passkeys já eram compatíveis com os serviços da Maçã há algum tempo, mas a principal diferença é a criação automática de chaves de acesso. Antes, era necessário cadastrar o reconhecimento facial ou a identificação biométrica, mas a empresa já fez questão de pular essa etapa.

Os domínios icloud.com e apple.com já apresentam a opção “Entrar com iPhone” até mesmo em dispositivos de outras marcas. No caso do Safari, o botão exibe um QR Code que precisa ser escaneado pelo celular e exibe uma opção para autenticar o acesso com a biometria, de acordo com o 9to5Mac.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o passkey funciona?

O objetivo do passkey é oferecer uma forma segura e prática de login sem senha. Primeiramente, o usuário escolhe um dispositivo principal para armazenar as chaves de acesso, como celular ou computador. Depois, consegue completar a autenticação a partir do leitor de impressão digital ou do reconhecimento facial.

Assim, você pode fazer um login pelo computador e usar o celular para validar o acesso. Além da Apple, o Google também incentiva essa forma de autenticação para acessar a conta da empresa.

A vantagem do passkey é uma forma de acesso exclusiva de cada usuário, que não pode ser copiada por outra pessoa. Outros métodos de segurança, como a verificação em duas etapas, ainda permitem que alguém acesse os dados — o novo método é uma alternativa a esse obstáculo.