Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iFood | Cliente denuncia golpe da confirmação de entrega; saiba como se proteger

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Agosto de 2022 às 12h20

Link copiado!

Divulgação/iFood
Divulgação/iFood
Tudo sobre iFood

Com a popularização das entregas de alimentos e medicamentos por meio de aplicativos como iFood e Rappi, também se popularizaram os golpes que têm como alvo os clientes destes serviços. O mais novo golpe relatado envolve um mecanismo de segurança adotado pelo iFood, que é o código de confirmação de entrega.

Este número consiste nos quatro últimos dígitos do celular do cliente, porém, essa informação não é muito difícil de conseguir. Relatos em redes sociais denunciam o que pode ser um novo golpe, que envolve a confirmação da entrega na plataforma, mas sem que o produto tenha sido efetivamente entregue.

Golpe usa engenharia social

Continua após a publicidade

Em uma postagem no Twitter, um comprador disse que um entregador alegou estar perdido e com dificuldades de encontrar o endereço. Posteriormente, foi pedido para que o comprador enviasse a localização para um número de WhatsApp. Após o envio da localização, a entrega foi confirmada, sem que o lanche fosse recebido pelo comprador.

Após ser contatado pelo WhatsApp, o suposto entregador teve acesso ao código e conseguiu confirmar a entrega da encomenda sem efetivá-la. Em nota encaminhada ao jornal Extra, o iFood informou que está em contato com o comprador, que o caso já foi esclarecido e o reembolso será realizado sem intercorrências.

Saiba como se proteger

A empresa ressaltou que repudia de forma veemente qualquer desvio de conduta, seja de compradores, estabelecimentos ou entregadores. “A plataforma mantém comunicações a fim de orientar clientes e parceiros sobre golpes. E possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país", disse o iFood.

Continua após a publicidade

Apesar de relativamente recente e incomum, é importante estar atento a este e outros tipos de golpes aplicados por meio de plataformas de delivery. Para se manter seguro, é importante sempre manter toda a comunicação com entregadores e restaurantes por meio do chat interno do aplicativo, além de nunca informar qualquer tipo de dado pessoal.

Fonte: Jornal Extra