Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai desfocar imagens impróprias e terá biometria para uso de senhas

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Fevereiro de 2023 às 15h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

O Google aproveitou o Dia da Internet Segura, lembrado nesta semana, para implementar novos recursos de proteção e segurança a diferentes serviços. Agora, por exemplo, os resultados de buscas impróprias aparecerão desfocados para os usuários com SafeSearch ativado, enquanto a biometria poderá ser utilizada junto com o gerenciador de senhas da empresa.

A primeira mudança será adicionada nos próximos meses em todo o mundo, mas já está ativa para usuários com menos de 18 anos de idade na exibição de imagens explícitas. No futuro, ela será o padrão da plataforma, até mesmo para utilizadores não logados ou em abas anônimas, ajudando a proteger as buscas de imagens indesejadas.

Já no segundo caso, a mudança vem em dispositivos compatíveis, com a camada de biometria servindo como mais um fator de autenticação no uso de senhas salvas no gerenciador do Google. No iOS, a empresa foi ainda mais além e vai adicionar o uso do Face ID não apenas ao sistema, mas também aos próprios aplicativos, garantindo que somente o próprio usuário seja capaz de acessar abas, históricos de busca e outros elementos.

Continua após a publicidade

Ainda pensando nos pequenos, o Google também lançou uma lista de reprodução educativa sobre uso seguro da internet no YouTube Kids. Os vídeos trazem dicas e informações entregues de forma divertida, podendo ser aproveitadas por pais ao lado dos filhos enquanto conversam sobre proteção de dados, golpes e outros riscos decorrentes do uso cotidiano da rede.

A iniciativa vem ao lado do reforço de outras já existentes. Materiais educativos sobre o uso de sistemas de controle parental, que permitem acompanhar e delimitar o uso da internet dos pequenos, estão disponíveis, assim como uma revista especial da Turma da Mônica, acompanhada de jogos online e materiais digitais lançados no ano passado, serve como material para ensinar às crianças sobre proteção de dados.

Interesse do brasileiro por segurança aumentou

Em celebração ao Dia da Internet Segura, o Google também divulgou dados que mostram um aumento na procura por termos relacionados à proteção digital no Brasil. Em 2021, por exemplo, as pesquisas por “gerenciador de senhas” aumentaram 80%, enquanto, desde 2018, o termo “golpe” registrou 150% de acréscimo.

Junto com o último fator, também cresceram as pesquisas por “recuperar senha”, com aumento de 50% nos últimos cinco anos. Para a empresa, se trata de uma demonstração de que os usuários estão mais preocupados com seu dia a dia digital, buscando soluções mais seguras no acesso a serviços online e soluções para as dúvidas mais comuns quanto a credenciais, ataques e outros riscos.