Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia o One Tap, solução segura de login que dispensa o uso de senhas

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Agosto de 2021 às 17h20

Link copiado!

 Daniel Romero/Unsplash
Daniel Romero/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google anunciou nesta terça-feira (3) o lançamento de um novo conjunto de ferramentas que tornam logins mais seguros e rápidos. Entre as novidades reveladas pela companhia está o One Tap, solução de autenticação que usa tokens para permitir o acesso a sites e serviços sem que o usuário precise digitar uma senha.

A solução faz parte dos novos Google Identity Services, plataforma que consolida diversos sistemas de identidade usados pela companhia em um único kit de desenvolvimento de software (API, na sigla em inglês). O sistema de login com as contas do Google também faz parte do sistema e, assim como o One Tap, também usa tokens como substituto às palavras-chave tradicionais.

“Iniciamos essa jornada para fornecer uma solução de identidade sem comprometer a privacidade e a segurança, e conseguimos justamente isso”, afirma Filip Verley, gerente de produto do Google Identity. Segundo o executivo, a nova API pode ser integrada facilmente a sistemas pré-existentes, garantindo uma experiência de uso intuitiva que estimula pessoas a voltarem a usá-la.

Continua após a publicidade

Como funciona o One Tap

Ao ser integrado a um site, o One Tap surge na forma de uma pequena janela que convida o usuário a continuar usando sua conta do Google. Enquanto em navegadores para desktop ela surge de cima para baixo, em dispositivos como celulares e tablets a notificação vai surgir na parte inferior da tela.

O processo é semelhante a soluções de login já existentes, mas torna ele muito mais rápido: em vez de ter que usar uma janela dedicada para isso, o usuário pode realizar o processo sem sair do conteúdo que estava sendo acessado. Segundo Verley, testes realizados pela empresa junto a parceiros mostram que o sistema resultou em mais pessoas entrando em suas contas do Google nos sites e aplicativos compatíveis.

Continua após a publicidade

Junto à nova API e ao One Tap, a companhia também lançou um novo botão “Login com o Google”, que passa a mostrar detalhes personalizados nos serviços em que você já entrou usando sua conta. “O botão Login com o Google também melhorou a consistência de UI/UX através da Web, elevando a confiança do usuário e segurança através de nossa plataforma”, explica o executivo.

Entre os primeiros parceiros da empresa que já estão usando as ferramentas está o Reddit, uma das maiores comunidades de discussão da internet. Tanto o novo botão quanto o One Tap já estão funcionando no site, que já viu resultados positivos na quantidade de usuários que retornam a ela e entram em seus perfis.

Apesar de positiva para a segurança, a nova API possui restrições que podem diminuir seu impacto. Segundo o Google, o One Tap não possui suporte ao Safari nem a qualquer navegador alternativo para iOS e Mac OS, como resultado do bloqueio de cookies de terceiro imposto recentemente pela Apple.

Continua após a publicidade

Fonte: ZDNet, Google Developers