Gmail vai exibir no Brasil logos verificados de empresas em e-mails corporativos
Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2022 às 21h00
Um passo importante foi dado em direção à segurança nas caixas de entrada de usuários brasileiros do Gmail. Em parceria com a DigiCert, o serviço de correspondência do Google vai permitir que marcas registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) exibam seus logotipos nas caixas de entrada dos usuários.
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Para isso, as empresas precisam ter um Certificado de Marca Verificada (VMC). No Brasil, ele é emitido pela DigiCert em conformidade com os Indicadores de Marca para Identificação de Mensagens (BIMI) do AuthIndicators Working Group, que inclui o Google. As logos verificadas são obtidas apenas por companhias idôneas.
O VMC oferece uma indicação visual ao destinatário e, ao adotá-lo, as empresas evitam que seus clientes se tornem vítimas de phishing e outras formas de golpe. Isso porque o sistema é, basicamente, uma camada de proteção que usa criptografia avançada e certificados digitais. Com isso, a confiança em mensagens é aprimorada.
VMC garante mais segurança no Gmail
Além disso, o uso de VMC aumenta o reconhecimento, incrementa as taxas de abertura e engajamento em até 10%, aprimora as impressões da marca, bem como oferece maior confiança e transparência. Com isso, é possível aprimorar a estratégia de e-mail marketing, já que:
- o VMC exibe a marca com destaque e reduz a probabilidade de e-mails irem para a pasta de spam;
- os profissionais de marketing ganham uma forma alternativa e acessível de aumentar as impressões da marca e o retorno sobre o investimento (ROI);
- como o VMC é emitido apenas para empresas que aplicam autenticação de mensagem baseada em domínio (Dmarc), sua presença representa mais segurança e ajuda a proteger os usuários contra e-mails fraudulentos, spoofing e phishing.
Dean Coclin, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da DigiCert, aponta que os VMCs oferecem potencial para impulso na visibilidade da marca. “O lançamento do BIMI no país ajuda a impulsionar a adoção de autenticação de remetente para todo o ecossistema de e-mail.”
Já segundo Neil Kumaran, gerente sênior de produtos de tecnologia de combate ao abuso do Google, o BIMI garante mais segurança a destinatários de e-mail em relação à origem da comunicação. “Os remetentes podem oferecer a seu público uma experiência mais imersiva", indica.
Os VMCs podem ser obtidos na DigiCert CertCentral, em parceiros e no site da Digicert. Já é possível adicionar logotipos de empresas a e-mails corporativos neste link.