Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FBI alerta sobre golpes realizados em caixas eletrônicos de criptomoedas

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Novembro de 2021 às 21h40

Link copiado!

FBI alerta sobre golpes realizados em caixas eletrônicos de criptomoedas
FBI alerta sobre golpes realizados em caixas eletrônicos de criptomoedas

O FBI emitiu um alerta sobre pagamentos efetuados por meio de caixas eletrônicos de criptomoedas. Segundo o órgão, o número de vítimas de fraudes financeiras está aumentando por criminosos estarem usando esses dispositivos, assim dificultando também a recuperação das quantias roubadas.

Essa tática, segundo o alerta do FBI, é usada por criminosos em diferentes esquemas de fraude, como golpes de engenharia social, onde os bandidos fingem ser o governo estadunidense e exigem pagamento de uma multa, por exemplo.

Basicamente, os criminosos falam que a melhor forma de realizar o pagamento da quantia é através de um caixa eletrônico de criptomoedas. Eles mandam um QR code para a vítima, que vai até à máquina, realiza a compra dos ativos digitais e escaneia o código para enviar o dinheiro para a carteira digital dos bandidos. Além disso, os criminosos mantêm contato online com as vítimas durante todo o processo, garantindo assim que a transação seja concluída.

Continua após a publicidade

O FBI, no alerta, recomenda que a população suspeite de qualquer contato dizendo ser do governo ou de outros órgãos públicos exigirem pagamento em criptomoedas, além de não seguirem instruções dados por desconhecidos pela internet direcionando até um caixa eletrônico de criptoativos.

Golpes com criptomoedas vem aumentando

Essa fraude só é mais um exemplo de como o roubo de criptoativos vem aumentando nos últimos anos. Segundo um levantamento realizado pela Atlas VPN, os três primeiros trimestres de 2021 registraram um volume maior de roubo de criptomoedas do que 2020 inteiro.

Essa alta se dá pela dificuldade em rastrear transações de criptomoedas, o que atrai criminosos para usarem esse tipo de pagamento para dificultar sua identificação. Além disso, mesmo se os bandidos forem presos, a recuperação do dinheiro ainda é complicado, já que não se sabe onde ele foi parar após ter chegado na mão do golpista.

Continua após a publicidade

Fonte: BleepingComputer