Publicidade

Ex-funcionária apaga 20 mil arquivos de empresa e pode pegar 10 anos de prisão

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Setembro de 2021 às 22h30

Link copiado!

Divulgação/Check Point
Divulgação/Check Point

Juliana Barile, ex-funcionária de uma cooperativa de crédito em Nova York, se declarou culpada de ter acessado computadores da empresa sem autorização e destruir mais de 21 GB de dados como vingança por ter sido demitida.

  • Homem invade contas do iCloud e rouba mais de 620 mil nudes
  • Hackers invadem servidores de Apex Legends e pedem: "salvem Titanfall"
  • Cibercriminosos invadem sistemas da Acer e pedem resgate de US$ 50 milhões

Segundo informações do processo, Barile trabalhava remotamente como uma funcionária de meio-período até o dia 19 de maio de 2021, quando ela foi demitida. Funcionários da instituição chegaram a pedir para que o suporte de TI da empresa retirasse as credenciais de acesso da ex-funcionária, porém isso não ocorreu. Dois dias depois, em 21 de maio, Juliana Barile conseguiu logar nos sistemas da empresa por 40 minutos. Nesse tempo, ela deletou mais de 20 mil arquivos e cerca de 3.500 pastas, em um total de 21 GB de dados apagados do sistema da instituição.

Entre os dados deletados, estavam informações sobre empréstimos de clientes e arquivos importantes do software contra ransomware da instituição financeira. Além desses, arquivos como a ata de reuniões dos diretores também foram apagados. Alguns dos dados perdidos tinham backup, mas mesmo assim, a empresa teve que gastar o equivalente a mais de R$ 50 mil na cotação atual do dólar para recuperar os dados deletados durante a invasão.

Continua após a publicidade

Após cinco dias da invasão e exclusão dos arquivos, ela mandou uma mensagem para um amigo se vangloriando sobre o fato. Agora que ela se declarou culpada perante a corte federal do Brooklyn, sua sentença pode ser de até 10 anos de prisão.

Ficou com medo de ser invadido e perder dados? Clique aqui para conferir dicas para como se proteger melhor na internet.

Fonte: Bleeping Computer