Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estes apps para monitorar crianças no Android têm falhas e riscos à privacidade

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Junho de 2022 às 21h20

Link copiado!

Luke Porter/Unsplash
Luke Porter/Unsplash

Aplicativos para Android que permitem o monitoramento de crianças, um tipo de uso extremamente sensível para os pais, possuem graves falhas de segurança e, em alguns casos, apresentam até mesmo comportamento malicioso. O principal problema, aqui, é o mau uso de informações pessoais dos pequenos e dados de localização, enquanto, em alguns casos, até mesmo links perigosos foram encontrados nas soluções.

O estudo realizado pelos especialistas do Cybernews avaliou os softwares do tipo mais baixados na Play Store, com um total acumulado de 85 milhões de instalações. Todos ultrapassaram a marca do primeiro milhão de downloads, enquanto o maior deles tem mais de 50 milhões, sozinho. A nota mais alta em um ranking de proteção, de zero a 100, foi 53, enquanto três deles ficaram abaixo de 40 e possuem aberturas, vulnerabilidades ou comportamentos considerados críticos.

O pior da lista é o Phone Tracker, da desenvolvedora Number, atualmente o 47º mais baixado de sua categoria entre os usuários dos EUA. O principal problema encontrado nele foi a exposição de intenções do sistema operacional, um mecanismo que permite a um app receber ações e responder a solicitações de outros, sejam softwares ou da própria plataforma Android. Essa abertura permitiria que apps maliciosos tivessem acesso aos dados manipulados pelo rastreador, por exemplo, entregando a localização da criança e outras informações sobre ela.

Continua após a publicidade

Segundo os especialistas, o perigo oriundo da falta do uso de verificação, certificados e até mesmo criptografia reside em ataques do tipo man-in-the-middle, no qual criminosos poderiam interceptar conexões a partir da rede WI-Fi, por exemplo. Outros três apps analisados também são suscetíveis a ataques desse tipo: Family Locator - GPS Tracker & Find Your Phone App, Family GPS tracker KidsControl e FamiSafe: Parental Control App.

Outro problema grave foi encontrado em quatro dos 10 softwares analisados: eles continham links considerados maliciosos por softwares de segurança digital. O FamiSafe: Parental Control App tinha dois, enquanto Phone Tracker by Number, Find my kids: location tracker e Family GPS tracker KidsControl (k5.3.6) continham um cada; as páginas são consideradas perigosas pela possibilidade de download e instalação de malware.

Em outro problema de segurança grave, toda a lista de aplicativos avaliados trazia as chaves de API como parte do código-fonte, suscetíveis a captura por criminosos. O Find My Phone: Family GPS Locator tinha quatro problemas do tipo, com outros quatro aplicações tendo três, com as restantes trazendo pelo menos duas, vinculadas a clientes de acesso e armazenamentos de dados em servidores das desenvolvedoras.

Continua após a publicidade

Publicidade e compartilhamento de dados com terceiros

A privacidade na utilização de informações, principalmente no que toca a localização de crianças monitoradas pelo app, deveria ser a prioridade para os responsáveis pelo software, mas não é o caso. De acordo com o Cybernews, todos os softwares que fizeram parte do levantamento tinham rastreadores voltados a anúncios e compartilhamento de dados com terceiros.

Isso expunha tanto os pequenos acompanhados pelas soluções quanto os pais. As violações são consideradas graves, principalmente, pelo fato de muitas das soluções acompanharem o uso de outros apps, conteúdo compartilhado e até dados digitados, abrindo brechas para violações de dados pessoais, senhas e outros, que podem cair em mãos erradas caso as companhias não tenham as práticas de segurança digital em dia.

Continua após a publicidade

Find my kids: location tracker e Family Locator - GPS Tracker & Find Your Phone App foram considerados os piores, com nove rastreadores cada. O Find My Phone: Family GPS Locator e o MMGuardian App for Child Phone tinham oito, enquanto My Family locator, GPD tracker e FamiSafe: Parental Control App traziam oito. Aqui, mesmo a presença de um seria ruim o bastante, mas dois foi o menor número encontrado em apenas uma das soluções, o Family GPS tracker Kids Control.

Para os especialistas, os pais devem considerar se as possíveis violações de privacidade envolvida no uso de aplicativos de rastreamento valem a sensação de segurança e o monitoramento proporcionado por eles. Além disso, há de se levar em conta o pacto de confiança com os filhos, enquanto pesquisas online precisam ser realizadas pelos responsáveis na busca de soluções que sejam seguras a ambos, se existirem.

Acima de tudo, é importante considerar que apps de rastreamento são, por via de regra, malwares. Ainda que a intenção seja a de acompanhar os filhos, registrar sua localização e detectar possíveis usos perigosos do smartphone, a forma como isso é feito não os diferencia de vírus utilizados por cibercriminosos em tarefas maliciosas, com os problemas encontrados apenas colocando a privacidade e os dados de todos ainda mais em risco.

Fonte: Cybernews