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Empresas que usam e-mails da Microsoft são alvos de mais ataques

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Maio de 2021 às 12h31

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DC_Studio/Envato
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Empresas que usam os sistemas de e-mail e outras ferramentas corporativas fornecidas pela Microsoft são mais suscetíveis a ataques digitais, apontou uma pesquisa realizada pela Egress. De acordo com os especialistas em segurança, 85% das corporações que utilizam tais plataformas já foram vítimas do vazamento de credenciais ou contatos, enquanto o número de tentativas de golpes também aumenta para os clientes de tais tecnologias, ampliando o índice de risco.

Os números compilados pela empresa especializada em segurança corporativa chamam a atenção. De acordo com a pesquisa, mais de 67% das companhias consultadas afirmaram que o índice de ataques digitais sofridos aumentou na transição para o home office, contra 32% das organizações que adotaram outras soluções. O alvo, na maior parte das vezes, são os funcionários, que permanecem na mira de tentativas de phishing ou podem servir como vetores de contaminação das redes.

Segundo o estudo, 26% dos administradores de TI entrevistados apontaram que os vazamentos de dados registrados em suas companhias foram motivados por funcionários caindo em golpes, contra 14% nos clientes de outras soluções. Além disso, um dado específico mostra o tamanho do perigo, com 15% das companhias afirmando terem sido vítimas de pelo menos 500 vazamentos de dados ao longo de 2020.

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Aumentam, também, os impactos negativos para os usuários de plataformas de e-mail e comunicação corporativa da Microsoft, com 93% dos negócios afirmando terem sofrido impactos negativos após vazamentos de informações ou tentativas de golpes. Na concorrência, o total também é alto, 84%, enquanto no caso das operações em si, apenas 4% dos clientes de outras soluções afirmaram terem sofrido mais de 500 ataques ao longo do ano passado.

Com tudo isso, a pesquisa também registrou pouca perspectiva de que as coisas vão mudar, com a permanência dos regimes híbridos e de home office sendo usada como argumento para que 76% dos usuários de soluções corporativas da Microsoft acreditem que deve ficar cada vez mais difícil se prevenir no futuro. Entre os clientes de outras empresas, esse número é de 40% — no total, foram entrevistados 500 administradores de TI e 3 mil trabalhadores em regime remoto em países como Reino Unido e Estados Unidos.

Para os especialistas da Egress, grandes vazamentos de dados e brechas de segurança, como a descoberta das aberturas no sistema de e-mails Exchange no início deste ano, contribuem para que mais tentativas de ataque sejam realizadas contra clientes da Microsoft. Ao mesmo tempo, a pesquisa também aponta a adoção fenomenal de produtos como Teams, Outlook e Office 365 durante a pandemia, o que fez com que tais plataformas também se tornassem um alvo preferencial dos bandidos.

Mesmo com essa sendo uma realidade, com direito a administradores de TI conformados e usuários conhecendo os riscos, ela não deve ser ignorada. No levantamento da Egress, os números relacionados à Microsoft combinam com as preocupações com relação a vazamentos e ataques por e-mail, que estão entre os maiores temores do mercado corporativo, que deve tomar passos para proteger os sistemas e orientar os funcionários para que não caiam em golpes ou abram as portas da rede para terceiros maliciosos.

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Entre as soluções indicadas pelos especialistas estão sistemas inteligentes de prevenção de ameaças e acompanhamento do uso da rede, de forma que o comportamento individual dos usuários seja monitorado em busca de problemas. Além disso, outro ponto é o uso de dados em si, que precisa ser acompanhado para que informações confidenciais não sejam compartilhadas fora das corporações ou de forma a caírem em mãos maliciosas.

Fonte: TechRadar