Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia do Orgulho Nerd | Veja o que séries e filmes ensinam sobre cibersegurança

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Maio de 2021 às 14h10

Link copiado!

USA Network
USA Network

Feitos para entreter e divertir, os filmes de Hollywood também podem trazer aprendizados importantes em meio a seus roteiros. Isso não é diferente com a cibersegurança: embora seja romantizada em alguns casos (como no zoom infinito de algumas câmeras), ela também costuma ser bem representada na forma de invasões de sistemas e nas dicas presentes em muitas produções com cara “geek”.

Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio, a Kaspersky fez uma análise de algumas obras populares para descobrir o que podemos aprender com elas. O resultado é positivo e mostra que, mesmo exagerando de vez em quando, Hollywood está ligada em boas práticas e em situações que realmente podem acontecer. Confira a seleção:

Hackers (1995)

Continua após a publicidade

Vale a pena assistir o clássico não somente para assistir a uma Angelina Jolie em começo de carreira, mas também para acompanhar os diálogos bastante realistas para a época. Hacks de cabines telefônicas e falta de conscientização sobre a importância de senhas fortes não eram incomuns na trama, que contou com uma boa pesquisa em sua criação.

Mr. Robot (2015)

Continua após a publicidade

Mostrando a invasão rápida de sistemas, dispositivos conectados à nuvem e aparelhos inteligentes, a série chamou a atenção por saber explorar as consequências que isso pode trazer tanto para empresas quanto para pessoas comuns.

O Dilema das Redes (2020)

O documentário mostra como redes sociais criaram um sistema de manipulação e lucro a partir dos dados que coletam de seus usuários. Entre os momentos mais alarmantes estão relatos de que os próprios engenheiros que ajudaram a criar esses sistemas preferem não participar mais deles como usuários.

Continua após a publicidade

O Jogo da Imitação (2015)

O filme narra a história de Alan Turing, considerado o pai da ciência da computação teórica e da inteligência artificial. O filme traz um bom retrato de como funcionam técnicas de criptografia e mostra como as bases da computação moderna foram criadas.

Duro de Matar 4.0 (2007)

Continua após a publicidade

Entre Bruce Willis destruindo helicópteros e participando de grandes cenas de ação, podemos acompanhar uma trama em que hackers usam malwares para destruir totalmente empresas. O filme ajuda a refletir sobre as infraestruturas críticas presentes em um mundo conectado, que precisam de um grau alto de proteção contra ataques.

O Ultimato Bourne (2007)

Continua após a publicidade

O filme mostra alguns protocolos e tecnologias que realmente existem e são usados frequentemente, como protocolo de rede SSH, interpretador de comandos bash e o software NMAP, que rastreia portas. Tudo é usado para detectar criminosos que roubam documentos secretos, algo que não é incomum ocorrer em ações contra grandes corporações.

“O Dia do Orgulho Nerd nos permite destacar a importância das obras de ficção no trabalho de conscientização de segurança ao transmitir mensagens técnicas diretamente à população no geral, e isso ajuda muito a criar um mundo mais seguro”, afirma Fabio Assolini, analista da Kaspersky no Brasil.

Essas e outras obras podem parecer simples entretenimento, mas também ajudam a conscientizar sobre a proteção de dados pessoais, a importância de criar senhas fortes e trazem questionamentos importantes sobre privacidade e como ações simples — como não ler os termos de serviço de um site — podem comprometer nossos dados.