Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cuidado nas compras de Natal: este golpe tem acontecido com frequência

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Dezembro de 2021 às 20h20

Link copiado!

Kaspersky
Kaspersky

Com as compras de Natal em alta, a busca por descontos pode ser uma armadilha para o consumidor: muitos golpistas têm usado o phishing para atrair vítimas com a promessa de descontos e promoções. O phishing é uma técnica que busca roubar dados do usuário a partir da atração para ofertas inexistentes.

Segundo os especialistas da Kaspersky, neste ano, os criminosos oferecem um copo térmico com 75% de desconto. O problema é que o produto está anunciado em uma página falsa e, quando o consumidor, insere suas informações para pagamento, elas vão diretamente para o golpista. E, claro, o cliente não recebe o produto supostamente comprado.

Continua após a publicidade

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, lembra que essas campanhas exploram o período de compra dos presentes de Natal e usam itens das listas de desejos dos consumidores como isca. A fraude aposta no interesse pelos artigos e em preços atraentes para obter o máximo de dados de cartões de crédito possível.

Ele destaca que as duas armas para evitar cair nesses golpes são conhecimento e tecnologia. “Saber da existência do golpe ou saber reconhecer uma fraude online é essencial para garantir apenas experiências positivas na internet”, aponta. “Sempre falamos que os internautas devem conferir os sites oficiais antes de fazer uma compra. A chance de cair na fraude será bem menor para quem segue essa dica de segurança.”

No golpe mais recente identificado pela Kaspersky, os criminosos criaram uma página de compra falsa com os produtos em oferta. Para chegar aos clientes, enviam mensagens (phishing) para atrair os mais desatentos: elas apresentam os produtos, o desconto de 75% e o preço final de R$ 89 no item mais comum.

Continua após a publicidade

Portanto, fique de olho para não cair nessas armadilhas, ainda mais nesta época do ano, em que costumamos ficar distraídos com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.