Dicas para usar o Wi-Fi em lugares públicos no Carnaval

Por Matheus Bigogno Costa | 16 de Fevereiro de 2020 às 14h00
Canaltech

Com a chegada do carnaval, todo cuidado é pouco com os dispositivos móveis. A utilização de Wi-Fi em lugares públicos no Carnaval pode ser uma excelente opção para aqueles que não querem gastar seu pacote de dados, porém exige que os usuários tenham atenção redobrada quanto a segurança de seus dados e dispositivos.

Existem algumas redes abertas que podem mapear os interesses de consumidores sem eles tomarem conhecimento e sem ter a opção de bloqueá-la. Por isso, separamos algumas dicas de segurança e precauções que você deve ter ao acessar um Wi-Fi público, confira abaixo:

Verifique a necessidade de acesso ao Wi-Fi público

Em diversas ocasiões, é interessante a possibilidade de poupar pacote de dados, utilizando uma rede Wi-Fi. Porém, é importante que os usuários analisem a necessidade de acessar um Wi-Fi para postar uma foto em uma rede social, por exemplo, ou se esta ação pode ser feita com o pacote de dados.

Verifique sempre a necessidade de utilizar uma rede pública ou esperar chegar em um local seguro / Imagem: Reprodução

Muitos pacotes de dados possuem planos de rede social ilimitada, indicando que não será gasto dados de franquia ao utilizar aplicativos como WhatsApp ou Facebook. Sendo assim, para utilizar redes sociais contempladas com o pacote de dados, talvez não seja necessário utilizar uma rede pública para esta ação.

Cuidado ao fazer check-in em redes públicas

Muitas redes públicas costumam pedir que os usuários façam check-in em suas contas pessoais do Facebook, por exemplo. Ao executar este tipo de ação, as pessoas acabam revelando, não só dados pessoais das contas, mas também revelam a todos os seus contatos a sua localização diretamente em sua rede pessoal.

É importante desconfiar de redes que pedem algum tipo de check-in ou que pedem algum tipo de dado para se conectar. Porém, também é importante que se tome cuidado com redes extremamente abertas. Em caso de dúvida da procedência da internet, opte pelo uso de dados de seu pacote.

Não utilize nenhum aplicativo de banco em Wi-Fi público

Não é somente a segurança das redes sociais que estão em jogo, mas também as informações que você fornece em seu smartphone. Caso você realize algum procedimento bancário utilizando uma rede aberta, o risco é muito alto, mesmo para aplicativos que são considerados seguros.

Proteja bem sua senha e seus dados bancários / Imagem: Reprodução

Para a execução de transações comerciais, é sempre indicado que sejam feitas em sua residência, ou, em caso de extrema necessidade, elas deverão ser feitas utilizando pacote de dados. Assim, redes de Wi-Fi não poderão ter acesso aos dados que foram fornecidos por você.

Proteja sua senha e seus dados

Proteger os dados e a senha dos dispositivos não é nada é crucial apenas em computadores, dispositivos móveis também precisam de segurança. Alguns smartphones já possuem antivírus instalados, mas, para ocasiões de grande taxa de acesso a redes públicas, é importante ter algum que proteja contra malwares e acessos indevidos.

Em caso de furto ou perda, os dispositivos que estão equipados com estes recursos, podem ser bloqueados e até mesmo localizados. Por isso, é muito importante proteger suas senhas e dados, tenha sempre dispositivos de segurança instalados em seus dispositivos móveis.

Verifique a segurança dos sites que você acessa

Ter todo o cuidado com o dispositivo é importante, mas, mais do que isso, é importante ficar atento aos aplicativos e sites que são acessados. Tome cuidado ao baixar algum aplicativo que não seja diretamente da Play Store ou da App Store, pois eles podem ser maliciosos.

Fique sempre atento a segurança dos sites e aplicativos que você baixa / Imagem: Reprodução

Caso acesse algum site pelo Safari ou pelo Chrome no smartphone, verifique se a conexão é do tipo https, pois este tipo de conexão indica que o site é seguro. Sites não seguros podem conter vírus e malwares que podem cair diretamente em seu dispositivo.

Para curtir este Carnaval com segurança, é importante proteger seus dados e seus dispositivos. Fazendo isto, você poderá curtir a folia sem se preocupar e, sempre que ficar desconfiado com alguma rede, utilize seu pacote de dados sem preocupação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.