Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como transformar seu celular em chave física para autenticações de duas etapas

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Março de 2022 às 18h20

Link copiado!

Pixabay/Firmbee
Pixabay/Firmbee

Proteger as contas utilizadas para acesso de diferentes serviços é algo cada vez mais necessário, principalmente em um cenário em que ameaças virtuais ocorrem frequentemente. O que muitos não sabem é que o celular pode ser utilizado como uma importante ferramenta nesse processo, já que pode ser usado como uma chave física para autenticação de dois fatores, a partir de configurações disponíveis em serviços como a conta do Google.

A autenticação de dois fatores é uma configuração de segurança que você pode usar como uma camada extra de confirmação de suas credenciais. No caso das contas do Google, além de sua senha usual, um número pode ser gerado aleatoriamente a cada login — aumentando exponencialmente a proteção do seu perfil.

Métodos normalmente utilizados para essa autenticação são envios de códigos randômicos via SMS ou e-mail. Contudo, ainda assim, essa camada extra de proteção pode ser comprometida, caso seu número telefônico ou seu endereço eletrônico estejam comprometidos por invasões.

Continua após a publicidade

A saída para deixar essa defesa ainda mais confiável é utilizar uma chave física, ou seja, com um dispositivo na sua mão para confirmação em tempo real. Esse processo pode ser feito tanto no Android quanto no iOS, a partir de uma conta Google.

Como configurar celular como chave física para autenticação de duas etapas do Google

O processo para configurar o celular como uma chave física autenticadora de duas etapas não é complicado. O primeiro passo é você acessar a página de segurança de sua conta no Google e escolher a opção relacionada ao tópico.

Continua após a publicidade

Na tela seguinte, a plataforma mostrará as opções de envio do código de verificação. Adicione uma nova chave e selecione o uso pelo celular.

Toda vez que for utilizar, você terá que acionar o Bluetooth do celular sempre que realizar um login. Vale destacar que essa função só está disponível nos navegadores Google Chrome e Microsoft Edge.

Com o processo completo, você poderá utilizar os browsers e a ferramenta do Google para transformar seu celular em uma chave física para qualquer serviço que pedir pela confirmação de suas credenciais — e, assim, aumentar consideravelmente sua proteção online, sem ter que comprar um dispositivo dedicado para autenticação de login em suas mãos durante o uso.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge