Saiba como remover vírus do Facebook

Por Amanda Martins

Se você e mais 35 pessoas foram marcadas na publicação de um amigo no Facebook com quem não fala há anos, é bem provável que a conta dele tenha sido infectada por um vírus e não que ele esteja tentando retomar contato com você. Esse tipo de abordagem é típico de uma espécie de malware que tem se espalhado por meio de publicações no Facebook.

Os usuários infectados pelo software malicioso têm links publicados em sua página sem que ele saiba e vários amigos aleatórios da rede social são marcados no post. Iludidos pela indicação do amigo ou pelo título chamativo do link, muitos clicam, se infectam e passam a espalhar a praga da mesma maneira.

As postagens são feitas por causa de um malware que rouba a senha da conta do usuário e passa a usá-la para publicar conteúdos em seu nome. Pior que roubar a senha do Facebook é que o objetivo desses malwares é roubar dados ainda mais sensíveis, como números de cartão de crédito, senhas de banco, e-mails e outras.

Felizmente é possível livrar seu computador dessa praga e ajudar a proteger sua conta do Facebook. Saiba como!

Limpe extensões suspeitas dos seus navegadores

Uma das formas de ser infectado pelos malwares que atacam seu Facebook é fazendo download de extensões de fontes suspeitas. Para eliminar este risco, veja como eliminá-las de todos os seus navegadores.

Remover vírus do Facebook

No Chrome, acesse o menu clicando no ícone no canto superior direito da página, vá em "Mais Ferramentas" e clique em "Extensões".

Remover vírus do Facebook 02

Na lista, verifique se você conhece todas as extensões. Se houver extensões com nomes estranhos ou que você não se lembra de ter usado, elimine-as clicando no ícone da lixeira à direita de cada uma. Depois reinicie o navegador.

Remover vírus do Facebook 03

No Firefox, clique no menu no canto superior direito e vá em "Complementos". No menu esquerdo, clique em "Extensões" e verifique se há alguma extensão maliciosa. Se houver, clique em "Excluir" para eliminá-las.

Remover vírus do Facebook 04

Depois, clique em "Plugins" e verifique se há alguma aplicação estranha. Nestes casos, selecione a opção "Nunca ativar" no botão à direita de cada plugin. Lembre-se de reiniciar o navegador.

Exclua aplicativos suspeitos do Facebook

Remover vírus do facebook 05

Outra maneira que os vírus têm de se apossar do seu perfil no Facebook é instalando aplicativos maliciosos em sua conta. Para se livrar dessa possibilidade, acesse a opção "Configurações" do Facebook e clique em "Aplicativos", no menu à direita.

Remover vírus do facebook 07

Em seguida, verifique entre os aplicativos se há algum ícone malicioso, com nomes estranhos ou que você não se lembra de ter autorizado a conexão. Para eliminá-los, passe o cursor do mouse por cima delas e clique no "X" à direita de cada um para removê-los.

Proteja-se

O malware consegue compartilhar links e espalhar spam usando sua conta porque roubou sua senha. Por isso, não se esqueça de trocá-la por uma senha segura.

Remover vírus do Facebook

Você também pode reforçar sua segurança ativando recursos extras de segurança que o Facebook oferece, como Notificações de login para avisar sempre que alguém tentar acessar sua conta; Aprovações de login para usar seu celular para evitar que outras pessoas acessem sua conta; Contatos de confiança e outras opções.

Acesse o menu "Configurações" na rede social e clique em "Segurança" no menu à esquerda para ativar os recursos de segurança que considerar necessários.

Depois de eliminar as possíveis ameaças, lembre-se também de fazer uma varredura no seu computador usando seu antivírus e, de preferência, um programa específico para malwares, como o Spybot ou o Combofix.