Como remover AdWares do PC e ficar livre de propagandas no navegador

Por Redação

É muito comum você estar usando seu computador, e diversas propagandas indesejadas começarem aparecer. Normalmente aparecem no navegador, ou seu mecanismo de busca é alterado, ou mesmo janelas começam a aparecer do nada. Isto significa que você pegou algum 'AdWare'.

Leia mais: Saiba o que é e o que fazer para remover o Hao123 do seu computador

Citamos aqui alguns cuidados que você deve ter no uso diário, além de mostrar como remover os principais AdWares.

Instalação de programas

A primeira coisa a se fazer é ficar atento ao instalar programas. Muitas vezes no Setup, aparece a opção de instalar um AdWare (alterar seu mecanismo de busca padrão, alterar sua página inicial etc). Sempre leia bem todas as opções dos instaladores, e não clique em 'Aceitar' ou 'Instalar' por instinto. Os mais comuns são a barra do Babylon, Conduit, Hao123 e Ask.com.

Para resolver esse problema, você deve primeiro passar um anti-virus (scan completo) só para garantir. Em seguida, vá no Painel de Controle do Windows e abra o ítem "Desinstalar um programa". Procure qualquer programa estranho na lista e remova-o.

Pode ser que um programa ou outro você não conheça o nome, mas olhe então o campo 'Editor'. Por exemplo, se você tem o iTunes instalado, aparecerá um programa chamado 'Bonjour'. À primeira vista ele é estranho, mas olhe no 'Editor' e verá que é da Apple (Apple Inc.).

Desinstale todos os programas desconhecidos e/ou que não sejam de um editor confiável, e agora faça o mesmo processo para as extensões dos navegadores.

Extensões dos navegadores

Verifique também se os navegadores não foram afetados.

No

Google Chrome

, vá em "Configurações" e no menu da esquerda clique em extensões. Você verá então a lista de todas as extensões instaladas nele. Novamente, procure aquelas que você não conhece, não utiliza ou que possuam nomes estranhos e sugestivos. Agora basta clicar no ícone da 'lixeirinha' para removê-los.

Chrome - Listar extensões (BOA)

No

Firefox

, clique no menu (onde tem 'Firefox' alaranjado e grande, no topo esquerdo), e vá nos complementos. Agora você também verá a lista de complementos e extensões. Basta removê-los clicando no botão 'Remover'.

Firefox - Extensões

No Internet Explorer clique no ícone com a engrenagem e selecione "Gerenciar Complementos". Uma lista aparecerá com as extensões e os provedores de buscas instalados. Basta desabilitar qualquer ítem suspeito.

Removendo propagandas dos sites e YouTube

Agora a melhor parte: remova todas as propagandas de sites, além daquelas extremamente irritantes antes dos vídeos no YouTube (apenas Google Chrome).

Você deverá instalar um aplicativo chamado AdBlock, o melhor bloqueador de propagandas que existe.

Para instalá-lo no Google Chrome, vá neste link da Chrome Store. Já no Firefox, siga este link na Mozilla Add-ons.

Instale a extensão e veja a diferença.

AdBlock - Site antes e depois

Se você utiliza o Google Chrome, então não pode deixar de conferir também a extensão AdBlock for YouTube, que bloqueia as propagandas que aparecem no início dos vídeos, em que você tem que esperar 5 segundos para pular.

Instale o AdBlock for YouTube via Chrome Web Store neste link.

Você ainda pode bloquear propagandas na maioria dos aplicativos para Android. Basta instalar o aplicativo AdAway. Ele foi removido da Play Store por violar algumas regras da loja, mas você pode fazer download dele neste link. Vá até o final da descrição e clique onde fala "Download APK", e instale o aplicativo. Ele necessita que seu celular esteja "rooteado".

O AdAway é um aplicativo Open Source, criado por diversos desenvolvedores e bem conceituado no fórum XDA. Ele funciona da mesma maneira que o AdBlock, bloqueando as solicitações de hosts de propagandas conhecidos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.