Publicidade

Como recuperar uma conta roubada na Steam

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Divulgação/Valve
Divulgação/Valve

Contas com uma boa quantidade de jogos e itens comprados em games são um alvo comum e interessante para os criminosos. A Steam, como maior plataforma de títulos para PC, acaba sendo uma das mais visadas, não apenas por seu caráter em si, mas também por ser a produtora de Counter-Strike: Global Offensive, que por si só, já possui um vasto mercado de comércio de skins de armas e outros artigos pagos com dinheiro real.

Na outra ponta, ataques de phishing e golpes envolvendo engenharia social costumam ser as principais armas dos golpistas. Seja por meio de vídeos no YouTube, e-mails, mensagens diretas em aplicativos ou publicações em redes sociais, as credenciais da Steam valem ouro, já que as contas podem ser revendidas e os itens repassados a perfis sob o controle dos bandidos, também para comércio.

Às vítimas, restam algumas alternativas ou o contato com o suporte oficial, que recebe mais de 20 mil solicitações por dia, mas ainda assim tenta agir em casos de perfis furtados por meio da análise de atividade. Como explica o especialistas em segurança da informação da ESET, Daniel Barbosa, manter a calma é o primeiro passo. Depois, é hora de seguir alguns passos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como recuperar uma conta roubada na Steam

Caso receba alertas de login ou comportamento suspeito, mas ainda tenha acesso à conta, o primeiro passo é alterar senhas. Isso pode ser feito tanto no próprio aplicativo da Steam para computador quanto de qualquer lugar, por meio do app oficial para smartphones ou do site da plataforma. Esse processo, também, desligará todas as sessões ativas, o que fará com que o acesso dos criminosos também seja encerrado.

A dica vale, inclusive, para os casos em que os bandidos já realizaram a troca da senha do usuário, mas ele ainda consegue acessar pelo e-mail. Neste caso, basta realizar um processo de recuperação e, como aponta Barosa, garantir que a nova credencial não seja parecida com a anterior nem fácil de ser descoberta, trazendo mais segurança à conta.

Uma das primeiras atitudes dos bandidos ao obterem acesso, entretanto, é justamente mudar as informações do usuário, de forma que ele não possa recuperar o perfil. Neste caso, é necessário acessar o suporte oficial da Steam e registrar o roubo da conta, apresentando comprovações de titularidade como detalhes de pagamento usados anteriormente, jogos que estavam presentes e outros dados comprobatórios.

Enquanto isso, também é importante prestar atenção nos extratos financeiros. Como a conta da Steam pode ter cartões de crédito e outros dados do tipo armazenados, eles também podem ser usados pelos criminosos em uma situação de furto — ainda que não extraídos para utilização fora da própria plataforma. Caso detecte atividades desconhecidas, realize o bloqueio e informe a instituição financeira.

Além disso, caso sua senha da Steam seja usada também em outras plataformas, como e-mails, redes sociais ou bancos, é importante alterar as senhas também nelas. A ideia é que, de posse de suas credenciais, os criminosos também podem realizar sucessivas tentativas de invasão a mais perfis, em busca de outras informações pessoais ou financeiras.

Como proteger a conta na Steam

Continua após a publicidade

Medidas preventivas podem dificultar o roubo de perfis na plataforma de jogos. Tanto na Steam quanto em qualquer outro serviço, é importante usar senhas complexas, que não possam ser descobertas facilmente nem tenham relação com dados públicos como datas, nomes de animais de estimação e outros. Elas também devem ser exclusivas, sem repetição em outros serviços.

O sistema também possui o Steam Guard, seu sistema de autenticação em duas etapas, que adiciona uma camada extra de segurança. O recurso funciona a partir do app para smartphone e gera uma segunda senha, aleatória, que é necessária a cada login. Assim, mesmo que um criminoso tenha acesso às suas informações, ele não conseguirá acessar sem essa verificação, cujo código não deve ser passado a ninguém e usado apenas para acessar a plataforma.

Por fim, é importante prestar atenção a sites e links que prometam trapaças, ofertas boas demais para serem verdade ou games gratuitos. Evite clicar e use apenas a própria Steam para compra de jogos ou itens, jamais entregando dados pessoais, credenciais ou números de cartão de crédito em páginas desconhecidas.