Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como navegar com privacidade ao usar computadores públicos

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Setembro de 2022 às 14h20

Link copiado!

Imagem: Albuu Design/Unsplash
Imagem: Albuu Design/Unsplash

As lan houses e os PCs públicos disponíveis em hotéis, bibliotecas e outros podem ser uma mão na roda em caso de necessidade. O uso de tais dispositivos ajuda em uma consulta ou impressão rápida, mas também exige cuidados para navegar com privacidade.

Fora de casa, é preciso prestar atenção nos dados digitados e também em configurações destas máquinas. Antivírus podem nem sempre estar disponíveis, enquanto os computadores públicos podem ser vistos por criminosos como um meio de roubo de dados ou contaminação por vírus.

Confira algumas dicas para navegar com privacidade em PCs públicos:

Continua após a publicidade

Use a navegação anônima

Os modos anônimos de navegadores como Chrome, Edge e Firefox garantem mais privacidade. Tais abas não registram os sites acessados pelo usuário nem salvam dados, reduzindo a possibilidade de informações pessoais permanecerem, por engano, em um computador público.

Verifique se há um antivírus instalado

Continua após a publicidade

A presença de soluções de segurança em um PC compartilhado é indicador de que o administrador se preocupa com a segurança. Ainda que certos cuidados devam ser tomados nesse caso, quando há antivírus gratuitos ou pagos no PC público, já dá para navegar com um pouco mais de tranquilidade, enviar arquivos ou conectar pendrives com menos preocupações.

Ainda assim, para se certificar de que tudo está bem, não esqueça de fazer uma nova varredura ao espetar o mesmo dispositivo ou baixar um arquivo enviado para a máquina doméstica. Assim, você garante que vírus e outras pagas mais comuns não te acompanharam até em casa.

Evite acessar bancos, acessar e-mails ou redes sociais

Continua após a publicidade

Computadores públicos devem ser encarados como dispositivos de acesso rápido. Por isso, o ideal é não realizar pagamentos nem inserir informações pessoais em sites, já que sempre existe a possibilidade de presença de malwares ou monitoramento, seja por criminosos ou pelos próprios administradores.

Deixe para realizar pagamentos, usar o internet banking e outros serviços sensíveis, como redes sociais, aplicativos de mensagens ou e-mails principais, em casa ou no celular. Caso necessite, não se esqueça de ativar a aba anônima e garantir que senhas e outros detalhes não ficaram salvos, observando as plataformas nos dias seguintes em busca de movimentações estranhas.