5 coisas que você não deve fazer no computador do trabalho

Por Matheus Bigogno Costa | 30 de Julho de 2020 às 21h00
Unsplash

Se você utiliza um computador oferecido pela empresa que você trabalha, pode ter ficado tentado a acessar seu e-mail pessoal, fazer o login em suas redes sociais ou até mesmo acessar outros sites que não estão relacionados ao seu trabalho.

No entanto, é muito importante evitar misturar a vida pessoal com a profissional no computador do seu trabalho, especialmente se você tem acesso a informações confidenciais da empresa que você trabalha.

Abaixo, segue uma lista de cinco práticas que você deve evitar fazer no computador do seu trabalho. Confira!

1. Não armazene dados ou arquivos pessoais

Como você acaba utilizando aquele dispositivo por inúmeras horas no dia e, em caso de laptops, pode até levá-los para viagens, é muito importante ficar atento para não armazenar neles arquivos ou senhas pessoais.

Este computador será utilizado por outras pessoas no futuro e, caso alguém encontre algo seu nele, esta situação pode acabar se tornando constrangedora. Também é importante lembrar que todas as suas pesquisas serão armazenadas naquele dispositivo e poderão ser monitoradas pela empresa.

Além disso, é muito importante evitar ao máximo acessar conteúdos que não são referentes ao trabalho na internet. Caso aquele hardware seja infectado com algum malware, informações vitais da empresa podem ser corrompidas ou vazadas, e isso pode ser extremamente prejudicial.

2. Não permita que outras pessoas usem o PC

Se você levou o computador da empresa para casa, não permita que outras pessoas além de você utilizem-no. Em alguns casos, a pessoa pode tentar fazer uma brincadeira ou fazer uma pesquisa que acabe contaminando o PC com algum programa malicioso.

Como dito antes, um PC infectado fica extremamente vulnerável e pode causar prejuízos significativos à empresa. É muito importante cuidar e zelar pelo equipamento que está sob sua proteção.

3. Tome cuidado em ferramentas de comunicação interna

Geralmente, toda empresa costuma ter uma plataforma oficial de comunicação. Pode ser o Slack, o Gmail ou alguma outra. Independente do tipo, estas plataformas acabam armazenando os dados que foram inseridos nela como forma de segurança.

O G Suite possui ferramentas de monitoramento para os serviços do Google (Captura de tela: Matheus Bigogno)

No caso do G Suite, a versão paga da plataforma permite que os administradores pesquisem frases específicas em todos os e-mails corporativos ou documentos salvos no Google Drive. Por isso, é muito importante evitar ofensas, piadas desnecessárias e comentários maldosos. Guarde-os para ferramentas pessoais de comunicação.

4. Evite acessar redes públicas

Quando os usuários podem levar o laptop para a casa, ou precisam fazer uma viagem, é muito comum acabar utilizando este dispositivo em redes públicas de Wi-Fi. Mas, é muito importante ficar atento caso você esteja lidando com informações confidenciais da empresa.

Tenha muito cuidado ao utilizar redes públicas de Wi-Fi (Imagem: Reprodução)

Por conta da própria falta de segurança de redes públicas, o dispositivo estará muito mais vulnerável. Quando você usa a internet da sua casa, chamada de rede doméstica, você está protegido por um firewall e uma senha de acesso.

Isso impede que outras pessoas tenham acesso a essa rede. Mas, se você está usando uma rede pública, todos os dispositivos ficam, de certa forma, conectados. Nessas condições, pessoas mal intencionadas podem invadir o seu dispositivo e capturar informações retidas nele.

5. Evite acessar sites de vagas de emprego

Você pode estar insatisfeito com seu trabalho e isso é até algo bem natural. Porém, não utilize o computador da sua empresa para armazenar seu currículo e, principalmente, procurar emprego. Isso pode comprometer bastante a sua imagem como funcionário.

Esta atitude pode indicar, além de que você está insatisfeito, que você não procurou alguém para tentar mudar ou solucionar esta situação. E, caso algum problema ocorra no futuro, esta atitude pode demonstrar que você também não irá procurar métodos para resolvê-lo.

Agora você pode utilizar estas dicas para utilizar melhor o computador do seu trabalho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.