6 dicas que podem fazer seu notebook durar mais

Por Matheus Bigogno Costa | 13 de Julho de 2020 às 19h20
Pixabay

Atualmente, diversos usuários acabam optando por adquirir um notebook por conta da mobilidade que o dispositivo oferece. É possível encontrar à venda modelos com diversas faixas de preço e com características voltadas para diferentes perfis de usuário.

Independente do modelo de notebook que você possui, precisa tomar certos cuidados ao utilizá-lo. Se você adquiriu recentemente um novo notebook ou quer aumentar a vida útil do seu modelo atual, confira abaixo 6 dicas de como fazer com que o seu computador dure mais.

1. Tome cuidado ao utilizar o seu notebook

Notebooks geralmente são dispositivos que não costumam ser tão baratos. Por conta disso, os usuários precisam ter cuidado redobrado ao utilizá-los em seu cotidiano. Para começar, evite consumir alimentos perto dele.

Por descuido, o usuário pode acabar derramando alguma bebida em cima do notebook ou até mesmo deixando que pedaços de alimentos fiquem alocados entre as teclas do seu computador. Portanto, fique atento e evite práticas deste tipo.

Outro cuidado que se deve ter com os notebooks é a maneira de transportá-los. Carregue-os sempre em capas ou mochilas próprias para notebooks. Assim, é possível evitar que os dispositivos sofram danos ou fortes impactos que podem comprometer componentes internos.

2. Conheça os limites do seu notebook

Todo hardware acaba possuindo um limite de processamento. Então, é muito importante que os usuários conheçam esses limites para que não exponham seus dispositivos a processos que vão ser altamente desgastantes e, consequentemente, prejudiciais.

Se você precisa realizar constantemente funções que vão exigir uma maior carga de processamento, considere investir um pouco mais em um notebook mais adequado para realizar estas tarefas ou, até mesmo em um desktop.

3. Fique de olho na temperatura

Um alto uso de processamento no notebook pode fazer com que a temperatura dele aumente. Temperaturas muito altas podem aumentar o desgaste da CPU e isso pode fazer com que o notebook fique mais lento ou, em casos extremos, travar completamente.

Você pode utilizar o app Core Temp ou o HWMonitor para fazer verificações mais regulares da temperatura da sua CPU. Assim, é possível monitorar e até mesmo evitar que aconteça um superaquecimento no seu notebook.

Você pode verificar a temperatura da sua CPU com o programa Core Temp (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Outra dica importante é evitar bloquear a saída de ar do seu notebook. Evite apoiar o seu computador em locais como cobertores, almofadas e travesseiros, pois isso obstrui a saída de ar e pode ser prejudicial para o dispositivo. O mais recomendado é utilizar o notebook sobre mesas e locais firmes.

4. Feche programas que não estão sendo utilizados

Alguns programas acabam sendo rodados em segundo plano mesmo que não estejam sendo utilizados pelos usuários. Nesses casos, é importante fechar estes programas, evitando um maior desgaste da CPU.

No Windows, utilize o comando “Ctrl + Alt + Del” para abrir o “Gerenciador de tarefas” e encerre os programas que você não está utilizando.

Verifique quais programas estão sobrecarregando a CPU do seu notebook equipado com o Windows 10 (Captura de tela: Matheus Bigogno)

No Macbook, utilize o comando "Command + Barra de espaço" para abrir a busca do Spotlight e digite "Monitor de atividade". Com a aba aberta, é possível verificar quais programas estão consumindo mais a CPU.

Verifique quais programas estão sobrecarregando a CPU do seu Macbook (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Cuide da segurança do seu notebook

Cuidar da segurança de software do notebook é um trabalho que pode fazer com que sua vida útil aumente. Utilize e sempre mantenha os seus softwares de segurança atualizados. Assim, você evita que seu notebook fique desprotegido e vulnerável a ataques de vírus, malwares ou spywares.

Evite baixar arquivos em sites que você não confia e, sempre que for instalar um programa, leia com cuidado os passos de instalação para que não sejam instalados programas de terceiros na sua máquina.

6. Limpe o seu notebook regularmente

Com uso constante, o notebook naturalmente vai ficar exposto a sujeiras. Portanto, de tempos em tempos, realize um processo de limpeza no seu computador, ou leve-o a um local especializado para fazer uma limpeza interna nos componentes.

Realize a limpeza com produtos adequados e mantenha sempre o notebook desligado, para evitar que líquidos corrompam componentes internos. Evite também utilizar panos que contenham fiapos, para não correr o risco de arranhar a tela.

Seguindo estas dicas, você vai poder tomar mais cuidado com o seu notebook, fazendo com que ele dure mais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.