Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cibercriminosos invadem clínica de estética e ameaçam vazar fotos de pacientes

Por| 25 de Dezembro de 2020 às 18h00

Link copiado!

Andrey Popov / Getty Images
Andrey Popov / Getty Images

Centenas de britânicos que se submeteram a cirurgias plásticas estão em risco de ter sua privacidade violada após um ataque cibernético contra o The Hospital Group, que se auto-intitula o maior grupo de clínicas de estética do Reino Unido. A companhia é a mais nova vítima da gangue REvil (também chamada de Sodinokibi), que utilize o ransomware homônimo para infectar sistemas, criptografar servidores e roubar dados sigilosos.

Atuando com o modus operandi conhecido como ransomware 2.0, a quadrilha tem o costume de vazar os documentos sigilosos obtidos durante o ataque caso não receba o pagamento pelo resgate — e, ao que tudo indica, é isso o que acontecerá com o The Hospital Group. Em seu blog oficial mantido na dark web, o REvil afirma estar em posse de mais de 900 GB de fotografias íntimas dos clientes da rede de hospitais.

“Não é exatamente uma visão agradável”, comentaram os criminosos a respeito das imagens. O The Hospital Group é especializado em cirurgia bariátrica, próteses de mamas e correções de mamilos e de nariz. Dentre os clientes da rede, destacam-se algumas celebridades como a atriz Tina Malone, o astro de TV Joey Essex, a cantora Kerry Katona e a ex-participante do programa Big Brother Aisleyne Horgan-Wallace.

Continua após a publicidade

“Nós podemos confirmar que os nossos sistemas de TI foram vítimas de uma violação de segurança de dados. Nenhum dos detalhes de cartões de pagamento dos nossos pacientes foi comprometido, mas, neste momento, compreendemos que alguns dos dados pessoais dos nossos pacientes podem ter sido acessados”, informou a companhia, em um comunicado oficial enviado às vítimas.

O The Hospital Group não deu mais detalhes sobre suas ações contra o incidente, e tampouco se sabe quanto os criminosos do REvil estão solicitando como resgate pelos dados.

Fonte: BBC