É seguro usar carregador USB público?

Por Matheus Bigogno Costa | 31 de Julho de 2020 às 15h00

Utilizar totens ou carregadores USB públicos pode parecer extremamente vantajoso, especialmente se você se encontra em uma situação em que precisa urgentemente carregar o seu celular porque a bateria dele já vai acabar.

No entanto, esta prática pode se tornar bastante perigosa para os usuários, porque estes carregadores podem abrir brechas para ataques de malwares que foram instalados por pessoas mal intencionadas com intuito de acessar e roubar dados confidenciais do seu dispositivo.

De acordo com especialistas em segurança, é crucial que os usuários tomem muito cuidado ao utilizarem estes tipos de carregadores públicos. Confira neste artigo algumas dicas para evitar esta prática e manter o seu celular em segurança!

Juice Jacking: adulterando entradas USB

Para obterem acesso às informações do seu dispositivo enquanto ele está carregando, os criminosos conseguem modificar diretamente as conexões USB. Essa prática é conhecida como Juice Jacking e também pode envolver a instalação de malware nos dispositivos pessoais.

Como uma porta USB permite transferências, o processo acaba funcionando como uma via aberta de transmissão de dados. Na inocência, muitos usuários podem acabar tornando os seus dispositivos vulneráveis usando estas centrais públicas.

A utilização de um carregador USB público pode ser prejudicial ao seu dispositivo (Foto: Reprodução/Virus Removal Guidelines)

Embora estes ataques de hackers não aconteçam com tanta frequência, o aumento nos números de totens e centrais de carregamento em locais públicos como shoppings, rodoviárias, aeroportos faz com que os usuários tenham que ter atenção redobrada.

Como se proteger?

Para evitar que seu dispositivo seja vítima desta prática maliciosa, uma maneira de se proteger é levar consigo o seu próprio cabo carregador e o adaptador USB para tomadas elétricas.

Dê preferência a carregadores portáteis para carregar seu celular. Se você sabe que seu celular costuma ficar sem bateria rápido, considere andar com um para não precisar utilizar centrais públicas de carregamento.

Mas, se ainda assim você precisar utilizar um destes totens, considere desligar o seu dispositivo ou configure-o para não transferir dados por USB. Outra opção é utilizar cabos USB que possuem apenas os conectores de energia.

Considere levar um popwer bank com você para não precisar usar carregadores públicos (Foto: Reprodução/TP-Link)

Na próxima vez que você precisar utilizar uma central de carregamento USB pública, pense duas vezes antes de utilizá-la. Se possível, leve sempre consigo um carregador portátil (power bank), um cabo, ou um adaptador para tomadas.

Caso seja necessário, você pode até carregar o power bank em uma dessas centrais públicas. Com estas práticas, você pode manter os seus dados e o seu dispositivo mais seguros contra ataques maliciosos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.