Publicidade

Brasil está entre os países escolhidos para competição mundial de cibersegurança

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Maio de 2021 às 23h40

Link copiado!

Brasil está entre os países escolhidos para competição mundial de cibersegurança
Brasil está entre os países escolhidos para competição mundial de cibersegurança

Conhecido pelo tamanho de sua população e por cultivar um número notável de especialistas em segurança, o Brasil vai ter lugar de destaque em uma competição de nível mundial no setor. O país será um dos poucos selecionador a ter uma equipe independente participando do International Cyber Security Challenge (ICSC), competição em escala global criada pela organização do tradicional European Cyber Security Challenge (ECSC).

A equipe será organizada por Rafael Narezzi, CEO da 4 CyberSec e idealizador do Cyber Security Summit Brasil, que faz parte do Comitê Diretivo do ICSC. “O Brasil possui grandes talentos na área de cibersegurança, que já participaram em importantes competições globais e são muito bem treinados e qualificados. Estou muito feliz e orgulho em poder ser nomeado como membro do Comitê Diretivo e, com isso, ter a possibilidade de formar um time para ser campeão”, afirmou.

Além de Narezzi, a equipe contará com a ajuda de outros experts em segurança em sua comissão técnica, que será a responsável pela escolha dos integrantes. A participação brasileira no ICSC conta com o patrocínio institucional da Delegação da União Europeia no Brasil e deve ser uma oportunidade para reforçar os laços entre o bloco e nosso país.

Continua após a publicidade

Evento quer aumentar a conscientização sobre cibersegurança

O ICSC será coordenado pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as comunidades mundiais sobre as habilidades necessárias para o mercado de segurança cibernética. Em um momento no qual uma pesquisa da Tempest Security revela que aproximadamente 56,7% das empresas se encontram vulneráveis — e 30% se consideram seguras mesmo estando abaixo das exigências do mercado —, a competição global surge como uma forma de promover boas práticas e soluções viáveis.

A competição será realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro na cidade de Atenas, Grécia, e vai trazer desafios em áreas como engenharia reversa, criptografia, hardware, perícia, salas de escape, aplicações da web e exploração de sistemas. Ao todo, nove equipes de diferentes partes do mundo vão disputar a chance de provar que são os melhores especialistas da área de segurança digital.