Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil detecta 1 tentativa de golpe financeiro na web a cada 6 segundos

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Julho de 2021 às 20h20

Link copiado!

Unsplash/rupixen
Unsplash/rupixen

Ações que tentam roubar dados bancários de internautas para causar diversos prejuízos estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil. Segundo o dfndr lab, da PSafe, somente nos primeiros seis meses do ano o País registrou mais de 2,3 milhões de detecções de ameaças do tipo — o que significa que, a cada seis segundos, uma nova tentativa de golpe é realizada.

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, a maioria dessas artimanhas costuma ser disseminada por meio de mensagens de SMS. Nelas, os criminosos se passam por agentes bancários e solicitam a confirmação de dados para bloquear uma compra não autorizada. Também são comuns notificações maliciosas que alertam sobre falsas atualizações com potencial de bloquear contas.

Continua após a publicidade

“A vítima, aflita e com medo de estar sofrendo uma fraude, é convencida a informar dados sensíveis que serão utilizados nos golpes”, alerta Simoni. Os riscos à segurança financeira dos brasileiros se tornaram ainda maiores em 2021, quando dados de mais de 100 milhões de contas de celulares chegaram ao mercado cibercriminoso estabelecido na dark web — ainda mais com recorrentes megavazamentos.

O que fazer para se proteger contra golpes financeiros na internet?

Para que você se mantenha seguro, a empresa de segurança aconselha as seguintes medidas:

  • Use soluções de segurança no celular para se proteger de links maliciosos;
  • Cuidado com links compartilhados pelo WhatsApp e redes sociais;
  • Nunca informe dados bancários em sites ou aplicativos suspeitos;
  • Evite usar redes Wi-Fi públicas durante a realização de transações financeiras.
Continua após a publicidade

Segundo Simoni, atualmente é preciso tomar cuidado mesmo nos casos em que uma pessoa que entra em contato sabendo informações como seu CPF. “É preciso desconfiar e não passar mais dados se não tiver certeza sobre quem está solicitando informações”, explica o diretor do dfndr lab.

Cibercriminosos estão constantemente se reinventando e adaptando golpes recorrentes com novas tecnologias e roupagens. O Pix, por exemplo, já está sendo usado em diversas ações ilegais e a ausência de mecanismos mais eficientes de defesa tem estimulado a realização de sequestros-relâmpagos na cidade de São Paulo. Assim, sempre é bom ficar atento a alertas de segurança e seguir as recomendações de especialistas para continuar protegido.