Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bacen quer combater contas laranjas para tornar Pix mais seguro

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Outubro de 2021 às 23h30

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Em palestra na Associação Comercial de São Paulo nesta segunda-feira (4), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), disse que a instituição tem se esforçado para combater contas bancárias abertas por criminosos em nome de terceiros — as contas laranjas. O objetivo é aumentar a segurança do sistema de pagamento instantâneo (Pix).

Segundo o executivo, a entidade tem incentivado a identificação desse tipo de conta e seu rápido cancelamento. Campos Neto diz que, em caso de fraude ou outros crimes, como sequestro, os criminosos precisam de uma conta bancária para movimentar recursos — em geral, elas não têm os dados pessoais do criminoso.

Continua após a publicidade

Por isso, é importante identificá-las e fechá-las. “A gente precisa atacar esse movimento de conta laranja. Precisa que os bancos se sintam muito responsáveis quando alguma conta laranja no sistema deles é usada para algum ato ilícito”, aponta.

Para Campos Neto, se os golpistas não tiverem a possibilidade de receber o dinheiro, eles devem desistir da prática dessas ilegalidades pelo Pix. “Se não há como pegar o dinheiro em espécie em nenhum momento, há uma diminuição da criminalidade relacionada a isso.”

Segurança do Pix

Apesar das fraudes contra a ferramenta, Campos Neto defende a segurança do sistema. “A criminalidade é um tema de segurança pública. Qualquer instrumento de pagamento que você tiver, quando a criminalidade for alta, vai ser em parte responsabilizado pela criminalidade, quando ele é só o veículo”, ressalta.

Continua após a publicidade

Ele destaca, ainda, que a flexibilidade do sistema facilita o combate a fraudes e outros crimes. “A gente entende que o Pix é mais maleável porque a gente pode mudar e adaptar mais rapidamente”, completa.

Fonte: Agência Brasil