Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Autoridades americanas pedem que cidadãos não comprem produtos Huawei

Por| 14 de Fevereiro de 2018 às 12h39

Link copiado!

Autoridades americanas pedem que cidadãos não comprem produtos Huawei
Autoridades americanas pedem que cidadãos não comprem produtos Huawei
Tudo sobre Huawei

Em uma audiência no senado norte-americano, diretores e representantes de seis agências de inteligência e segurança do governo dos EUA – incluindo FBI, NSA, CIA e outros departamentos – recomendaram que cidadãos e companhias do país não comprem produtos da Huawei. A preocupação compartilhada está relacionada à possível presença de backdoors e outros métodos de intrusão ou roubo de dados que possam ter sido instalados pelo governo chinês.

As recomendações foram estendidas a todos os americanos, mas são feitas, especialmente, para empresas dos setores de telecomunicações e infraestruturas. Para as autoridades, inclusive, o alerta se estende não apenas à fabricante em si, mas também a todo e qualquer produto de tecnologia fabricado na China – além da Huawei, a ZTE também foi citada nominalmente pelo grupo.

O porta-voz do grupo foi o diretor do FBI, Chris Wray. Falando ao Senado, ele afirmou que já foram detectadas tentativas de espionagem, seja ela industrial ou não, por meio de produtos como modems, roteadores e smartphones. Além disso, ele também comentou sobre outras tentativas de intrusão, com a possibilidade de roubo de dados ou tentativas de minar o funcionamento de redes de telecomunicação.

O oficial não fez acusações específicas, mas afirmou que a utilização de equipamentos fabricados por companhias que são aliadas do governo chinês representa uma grande porta de entrada para ataques desse tipo. Segundo Wray, os riscos são altos o bastante para que a compra de equipamentos desse tipo não seja recomendada para a sociedade civil e, principalmente, para empresas e órgãos governamentais.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial, a Huawei negou veemente as afirmações das autoridades e disse que nenhum de seus produtos representa risco de segurança para seus usuários. Além disso, a companhia afirmou ter clientes em mais de 170 países e ser considerada um nome de confiança em todos eles, taxando as declarações dos oficiais como uma tentativa direta de impedir a expansão de seus negócios para os Estados Unidos.

As alegações se somam a outra polêmica recente. No início do ano, a Huawei viu uma parceria com a operadora americana AT&T para venda de seus smartphones ser abandonada por motivos, na época, não revelados, mas que estariam relacionados à pressão de autoridades americanas.

Fonte: CNBC