Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Auth0 lança ferramenta que substitui senhas tradicionais por biometria

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Junho de 2021 às 23h40

Link copiado!

Divulgação/Auth0
Divulgação/Auth0

Em um momento em que cresce o número de aplicativos e soluções online que exigem a configuração de senhas próprias, também crescem os riscos associados. Um relatório da operadora Verizon mostra 84% das violações de dados são resultados do uso repetido de combinação em diferentes locais, o que reforça as descobertas de uma pesquisa da IBM Security que mostra que consumidores preferem agir de forma conveniente quando se trata de segurança.

Ciente desse comportamento, a Auth0 anunciou o lançamento do Auth0 WebAuthn Passwordless, recurso que troca as combinações tradicionais por identificadores biométricos. Com ele, se torna possível usar impressões digitais ou a reconhecimento facial para fazer login em diferentes serviços — o que garante a agilidade e a segurança do processo.

Continua após a publicidade

Segundo a Auth0, a autenticação sem combinações textuais também garante uma economia de custos a empresas, que eliminam a necessidade de manter suportes dedicados ao gerenciamento de diversas senhas. "Um futuro sem senha está sendo impulsionado em grande parte por duas forças principais — segurança e conveniência. As empresas desejam proteger as vulnerabilidades inerentes às senhas e também desejam oferecer a seus usuários uma melhor experiência digital”, explica Shiv Ramji, diretor de produtos da companhia.

O Auth0 WebAuthn Passwodless permite realizar autenticações baseadas no padrão WebAuthn, adotado oficialmente pela organização de padronização da web W3C e usado pela aliança internacional para identificação online segura FIDO, como forma de entrada em primeiro fator. Além de eliminar senhas, a tecnologia também dispensa que usuários insiram credenciais por escrito ao aplicar um identificador biométrico como o Face ID da Apple ou a digitalização de suas impressões digitais via dispositivo móvel ou laptop.

Outra vantagem do novo método é permitir que usuários finais registrem progressivamente os dispositivos à medida em que eles são usados, sem a necessidade de um portal centralizado. A autenticação sem senha é uma tendência que ganha cada vez mais força, trazendo como principal vantagem o uso de características difíceis de imitar como parâmetros de segurança. No entanto, ainda há alguns obstáculos para que ela ganhe espaço, como o fato de que muitos aparelhos de baixo custo ainda não oferecem soluções biométricas eficientes.