Atenção no xaveco: paquera online no Dia dos Namorados pode esconder golpes

Atenção no xaveco: paquera online no Dia dos Namorados pode esconder golpes

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 11 de Junho de 2021 às 23h00
Divulgação/Tinder

Comemorado no próximo sábado (12), o Dia dos Namorados faz com que muitos cedam à solidão e encontrem nos aplicativos de paquera uma forma de combatê-la. No entanto, nem sempre o match pode ser perfeito, já que golpistas estão aproveitando a situação para atrair vítimas que se tornam mais vulneráveis durante a data que comemora o romance.

O alerta vem de Francisco Gomes Junior, advogado especialista em direito digital, que alerta que a “carentena” é uma época bastante propícia para golpes. “Infelizmente todo mundo está sujeito a golpes e no ambiente virtual é importante redobrar a atenção. Por mais que tenha trocas de conversas e experiências é preciso ter a consciência de que nem sempre a pessoa do outro lado está falando a verdade”, afirma.

Segundo Gomes Junior explica, os criminosos começam a abordagem de forma natural para ganhar a confiança da vítima. Assim que isso acontece, eles podem começar a reclamar de problemas financeiros e solicitam depósitos em dinheiro para desaparecer assim que a transferência é realizada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/Tinder

Outro golpe comum envolve a solicitação de imagens privadas, que depois são usadas como forma de extorquir as vítimas. Constrangidas pelo possível vazamento do material em canais públicos, elas cedem aos criminosos e pagam os resgates exigidos, ação que pode ser repetida diversas vezes pelos chantagistas.

Confira algumas dicas para evitar ficar com o coração partida e com a carteira vazia neste Dia dos Namorados:

  • Não envie fotos comprometedoras a desconhecidos;
  • Nunca aceite um encontro imediato com quem acabou de conhecer;
  • Antes de combinar um encontro, faça uma chamada por vídeo para confirmar a identidade da pessoa com quem está conversando;
  • Ao combinar de encontrar alguém publicamente, prefira locais públicos;
  • Suspeite de qualquer pedido de empréstimo ou de doação;
  • Ative sempre o filtro de duas etapas no acesso aos aplicativos de paquera;
  • Leia os termos de serviço de apps e evite usar aqueles que fazem monitoramento do conteúdo compartilhado.

Caso as dicas não funcionem, o advogado recomenda que as vítimas realizem boletins de ocorrência com todas as provas existentes da ação dos criminosos. Apesar do constrangimento, é essencial tomar providências e não aceitar somente ficar no prejuízo, já que isso ajuda a combater as ações e evitar que outras pessoas sejam alvos dos golpistas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.