Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apps com mais de 20 mi de downloads prometem recompensas mas distribuem anúncios

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Janeiro de 2023 às 14h30

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

Um trio de aplicativos para o sistema operacional Android acumulou mais de 20 milhões de downloads prometendo recompensa aos usuários que praticarem exercícios físicos, mas entregava somente anúncios exibidos em série. Os softwares também mostravam propagandas na tela inicial do smartphone dos usuários e traziam metas absurdas para a quantidade de pontos que podiam ser acumulados pelas atividades.

Os softwares maliciosos se passavam como rastreadores de caminhada, programas de incentivo para a prática de exercícios ou apps de saúde, para que os usuários registrassem hábitos, tempo de sono e outros elementos do tipo. Ao lado da coleta de dados potencialmente sensíveis, os seguintes apps também mostravam anúncios cujo rendimento ia direto para o bolso dos criminosos.

  • Lucky Step – Walking Tracker;
  • WalkingJoy;
  • Lucky Habit: health tracker.
Continua após a publicidade

De acordo com alerta dos especialistas em segurança do Dr. Web, apenas o primeiro acumulou mais de 10 milhões de downloads, enquanto os outros registraram cinco milhões cada. Eles parecem pertencer a uma mesma organização ou responsável, já que se comunicam com os mesmos servidores e infraestruturas; no momento em que essa reportagem é escrita, todos, também, permanecem no ar para serem baixados na Google Play Store.

A promessa é de recompensas ao atingir metas de atividade física, na forma de cartões presente de lojas online ou descontos. De acordo com os relatos dos usuários, o ganho inicial em moedas virtuais é alto, mas vai reduzindo na medida em que os apps são utilizados, enquanto as metas são altíssimas. Para bater, os utilizadores precisavam manter a rotina de exercícios por um longo tempo ou aumentar as sessões, arriscando lesões e problemas de saúde; mesmo que as atingissem, não há indício de que os prêmios eram reais.

As propagandas que são exibidas durante a utilização dos três apps aparecem em ainda mais quantidade durante o processo de resgate das supostas regalias. Como forma de “acelerar” o ganho ou acumular pontos extras, os usuários são submetidos a uma sequência de comerciais até que desistissem, sem nunca chegarem efetivamente aos prêmios prometidos.

Continua após a publicidade

Nos comentários do Lucky Step, um usuário disse ter utilizado o software por mais de um ano, vendo seu total de moedas aumentar de pouco em pouco enquanto as metas de resgate eram ampliadas, tornando o atingimento impossível. Outro fala que até mesmo o alarme do smartphone passou a exibir anúncios indevidos, sendo impossível desativar o som sem interagir com a propaganda, o que gerava ainda mais lucros aos criminosos.

O alerta do Dr. Web fala ainda de um segundo app com funcionamento semelhante, ainda que não ligado a exercícios físicos e, aparentemente, à mesma campanha dos três citados. A promessa do Wonder Time é de recompensas em dinheiro, por meio do serviço de pagamentos PayPal, pelo download e uso de games e aplicativos; o truque é o mesmo, com metas altas, pouco ganho e empecilhos para obter os prêmios.

Como evitar golpes com apps falsos no Android?

Continua após a publicidade

A atenção ao download é essencial para evitar fraudes desse tipo. Ainda que os apps citados estejam disponíveis na Google Play Store, a loja oficial do sistema operacional Android, ela ainda é a alternativa mais segura, junto aos marketplaces de fabricantes, para realizar a instalação de softwares no smartphones.

Mesmo nelas, é sempre importante prestar atenção nos desenvolvedores e comentários dos apps em que está interessado. Busque publicações que falem sobre problemas de funcionamento e possíveis perigos, além de relatórios na imprensa que possam citar o risco no uso ou, no lado oposto, recomendar a utilização de softwares reconhecidos, que não oferecem problemas.

Mantenha o sistema operacional sempre atualizado, assim como softwares antivírus ativos e funcionando no smartphone. Eles ajudam a detectar o acesso a páginas fraudulentas e podem avisar sobre a instalação de apps perigosos, auxiliando a manter ameaças longe de seus dados pessoais.

Fonte: Dr. Web