Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

85% dos usuários do Android se interessam em melhorar segurança dos celulares

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Agosto de 2022 às 15h20

Link copiado!

Mammela/Pixabay
Mammela/Pixabay

85% dos usuários de smartphones com sistema operacional Android têm interesse em descobrir como melhorar as configurações de privacidade e segurança de seus dispositivos. Os dados foram coletados em uma pesquisa respondida voluntariamente na ferramenta Privacy Checker, da empresa de cibersegurança Kaspersky.

O relatório foi construído com base em análises de buscas mais frequentes feitas no sistema, em que foi notada uma grande diferença no volume de buscas dos usuários de Android e dos demais sistemas operacionais. Enquanto os pedidos de diretrizes para Android ficaram em 85%, Windows e iOS ficaram com 6% e Mac com apenas 3%.

Principais dúvidas dos usuários

Continua após a publicidade

"Muitas das buscas estão relacionadas com os 'termos de uso' de cada serviço e suas atualizações, revisadas periodicamente”, explica o diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini. Esses termos são usados para explicar o funcionamento do sistema, suas novas normas e utilizações.

Entre as informações que são encontradas nestes guias estão se há ou não coleta de dados e, caso haja, como ela é feita, além de quais informações aquele programa acessa no smartphone. “Como temos que concordar com esses termos, é importante avaliar essas informações para entender se há algum risco à nossa privacidade ou segurança”, explica Assolini.

Como revisar autorizações de aplicativos

Nessas situações, o maior risco é que os aplicativos solicitam permissões que não são necessárias para seu funcionamento. Muitos apps, por exemplo, pedem acesso a pastas e listas de contatos. Nestes casos, é recomendado revogar todas as permissões que não sejam necessárias para o pleno funcionamento de uma aplicação.

Continua após a publicidade

No Android, para revisão dos recursos do Android basta acessar a opção “gerenciar permissões”. Já nos aplicativos de terceiros, é necessário ir até às configurações, e acessar a opção “Aplicativos”, em seguida, basta ir até cada um dos apps e revisar as configurações de segurança e privacidade deles.

Além disso, há outras práticas de verificação que podem ser realizadas antes da instalação de aplicativos. Uma delas, é em relação aos dados pessoais, que devem ser salvos apenas em serviços de armazenamento privado, que exigem login e senha para serem acessados. Além disso, é importante manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados.