Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App de previsão do tempo da TCL envia dados de usuários para servidores da China

Por| 04 de Janeiro de 2019 às 17h24

Link copiado!

TCL
TCL
Tudo sobre Alcatel

Um aplicativo criado pela TCL, empresa fabricante de aparelhos da Alcatel e BlackBerry, está sendo usado para capturar dados de usuários e enviando para servidores na China. Segundo a empresa de segurança e comércio mobile Upstream System, o app de previsão do tempo chamado Weather Forecast — World Weather Accurate Radar é o responsável por coletar tais dados.

Usuários que instalaram este aplicativo estão abrindo dados como endereço de e-mails, número de EMEI e localização. De forma simples, o IMEI é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel — basicamente o número que identifica o aparelho como se fosse um código de série do produto.

Junto disso, tais dados também estavam sendo usados para tentar inscrever usuários em serviços de outras empresas, inclusive de pornografia e realidade virtual. De acordo com um levantamento da BBC, o Brasil foi o país mais afetado com uso indevido destas informações.

Por aqui, foram 2,5 milhões de tentativas de fazer com que usuários se inscrevessem em serviços terceirizados usando as informações levantadas pelo app de previsão do tempo, entre julho e agosto de 2018. Além do Brasil, Malásia e Nigéria também são apontados como principais alvos deste problema.

Continua após a publicidade

O app atualmente não busca mais sugerir que usuários assinem serviços terceirizados, mas, segundo a Upstream Systems, continua coletando as informações e enviando para servidores na China.

A recomendação é de que usuários não baixem o app Weather Forecast — World Weather Accurate Radar para protegerem seus dados.

Precedentes

A TCL, no ano passado, também foi acusada de modificar o app nativo de galeria de imagens em seus aparelhos da Alcatel. Assim, ele foi substituído por um chamado de Candy Gallery, o qual pedia uma série de permissões abusivas para funcionar, levantando uma série de informações dos usuários.

Continua após a publicidade

O Canaltech tentou contato com a Alcatel aqui no Brasil e aguarda resposta.

Fonte: BBC