SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Alcatel

Alcatel

Fundação

1 de abril de 2004 em Paris, França

Subsidiária de

TCL

A Alcatel Mobile é uma marca de celulares licenciada e operada pela chinesa TCL Technology. A marca nasceu como uma joint-venture entre a TCL e a francesa Alcatel em 2004.

Já em 2005, no entanto, a TCL adquiriu a participação da Alcatel e passou a ter controle total da marca, que por anos foi conhecida como Alcatel One Touch.

A partir de 2016, a Alcatel-Lucent deixou de existir após ser absorvida pela finlandesa Nokia. No entanto, a empresa continua licenciando a marca para a TCL utilizar em celulares.

A história da Alcatel, no entanto, vai mais longe, e começa no fim do século 19, quando foram fundadas a CGE (Compagnie Générale d'Électricité), que deu origem à Alcatel em 1970 após uma série de movimentações, fusões e aquisições, e a Western Electric Company, que deu origem à Lucent em 1996, quando a divisão se separou da AT&T. 

Muito antes da joint venture com a TCL, a Alcatel já fabricava celulares. O primeiro dispositivo lançado pela empresa data de 1996.

Em 2006, as duas empresas decidiram se unir diante dos desafios crescentes no mercado de telecomunicações, e deram origem à Alcatel-Lucent.

A partir de 2014, começa o processo de dissolução da empresa. Naquele ano, foi vendida para  a subsidiária Alcatel-Lucent Enterprise, fornecedora de soluções para empresas de telecomunicações, para o grupo chinês China Huaxin Post and Telecom Technologies. 

Já em 2016, o restante da empresa foi adquirido pela Nokia por mais de 15 bilhões de euros. Após a conclusão do negócio, a Alcatel-Lucent foi dissolvida.