Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

Anatel alerta sobre notificações falsas de multa por acessar o X com VPN

Por  |  • 

Compartilhe:
Christin Hume/Unsplash
Christin Hume/Unsplash

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta sobre notificações falsas para cobrar uma suposta multa por acessar o X (ex-Twitter) com VPN durante a suspensão da rede social. O aviso foi divulgado em uma nota à imprensa na noite desta quarta-feira (4).

As tentativas de fraude circulam por e-mail e utilizam o nome da Anatel para parecem autênticas. 

“O órgão regulador de telecomunicações reforça que as mensagens não são verdadeiras”, diz a agência em um comunicado. “Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem.”

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Falsas notificações se passam pela Anatel

Em um exemplo compartilhado pela agência, a cobrança é enviada através de um e-mail com o assunto “Notificação de Multa por Acesso Indevido ao Aplicativo ‘X’ via VPN”. No corpo, a mensagem relembra a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o X e ordenou multa diária de R$ 50 mil a quem tentar acessar a plataforma.

A falsa notificação ainda informa que houve a identificação de um uso da rede social por meio de uma VPN, e que por isso, aplicaria a penalidade. Além disso, a tentativa de fraude destaca que, caso o pagamento não fosse realizado em até 30 dias, a pessoa poderia enfrentar “sanções adicionais” e até o “bloqueio dos serviços de internet”.

Mais adiante, o e-mail fraudulento compartilha o número de telefone oficial da Anatel e um endereço da web que se passa pelo site da agência.

X é suspenso no Brasil

A tentativa de golpe busca aproveitar a suspensão do X no Brasil, expedida no último fim de semana pelo STF. Na decisão, a corte também determinou a multa diária de R$ 50 mil a quem utilizasse meios para acessar o ex-Twitter durante o bloqueio, incluindo VPN.

A decisão foi apreciada pelo plenário da Primeira Turma do STF, com um relatório expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, que recebeu o sinal verde por unanimidade pelo colegiado. O ministro Luiz Fux, no entanto, fez ressalvas para que a decisão "não atinja pessoas naturais e jurídicas indiscriminadas e que não tenham participado do processo".

Continua após a publicidade

Leia outras matérias sobre o caso:

Busca por VPN cresce no Brasil

Em meio à restrição do X no Brasil, a busca por VPN teve um grande aumento. Segundo a NordVPN, entre 29 e 31 de agosto, a demanda pelo serviço no país teve um pico de 426%.

Continua após a publicidade

“Sempre que um governo anuncia um aumento na vigilância, restrições de internet ou outros tipos de restrições, as pessoas recorrem a ferramentas de privacidade”, explica a chefe de relações públicas globais na Nord Security, Laura Tyrylyte, ao reforçar que a alta na demanda não é incomum.

Leia mais: