Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon Prime Day: criminosos já preparam golpes para dias de descontos

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Julho de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Amazon
Divulgação/Amazon

O Amazon Prime Day, com dois dias de promoções e ofertas da varejista em todo o mundo a partir da próxima terça (12), não será um grande momento apenas para a empresa, mas também para os criminosos. Eles já estão se preparando para explorar maliciosamente o período de descontos, com a primeira semana de julho já mostrando um aumento de 37% nos registros diários de phishing ligados à marca.

Os dados são da empresa de segurança digital Check Point Research, que comparou os dados desta semana com a média dos dias de junho. Além do crescimento em e-mail fraudulento, a companhia também relata o registro de quase 1,9 mil domínios ligados ao termo “amazon”, sendo que 9,5% deles já foram considerados como maliciosos ou suspeitos pelas ferramentas da companhia.

Em massa, são enviadas mensagens fraudulentas que tentam induzir o usuário a clicar em sites maliciosos. São diferentes as artimanhas, desde supostas encomendas canceladas devido a problemas de pagamento até ofertas imperdíveis, com produtos muito visados por preços muito abaixo dos praticados pelo mercado. Os objetivos também variam, desde o roubo de credenciais até tentativas de infecção por malware.

Continua após a publicidade

A Check Point chama a atenção para um caso em que uma falsa comunicação da Amazon foi utilizada para contaminar o computador a partir de um arquivo anexado, no formado ISO, bastante usado pelos criminosos para escapar de detecção. No segundo exemplo, o alvo eram os clientes da empresa no Japão, com direito a sites e contatos que simulavam mensagens legítimas e um domínio fraudulento semelhante ao original, solicitando e-mail e senha para acesso à conta, além de dados financeiros.

Como evitar golpes em temporada de ofertas?

A atenção é fundamental em um período que tem urgência gerada até mesmo nos sites oficiais. Como as ofertas só duram enquanto o estoque estiver disponível, é pedido que os clientes comprem os produtos o mais rápido possível, mas com isso, podem acabar deixando de atentar a domínios, grafias de e-mails e outros elementos que denunciam um golpe.

Continua após a publicidade

Desconfie sempre de mensagens aleatórias, principalmente quando elas oferecerem preços muito abaixo do praticado pelo mercado. Erros ortográficos e gramaticais também são indicativos de golpe, assim como domínios parecidos, mas que não exatamente o que pertencem oficialmente às empresas. Em caso de dúvida, prefira não realizar a compra ou tente acessar a página legítima diretamente, realizando uma pesquisa pelo item.

Manter antivírus e outros softwares de segurança ativos e atualizados no PC e smartphone também ajuda no combate a brechas mais comuns e alertam quando um site perigoso está sendo acessado. Apenas realize compras ou passe informações caso tenha certeza de que a página acessada é legítima.

Já conhece o Canaltech Ofertas? Uma das coisas que mais prezamos nas sugestões com os descontos em produtos é a segurança dos consumidores. Em nossa plataforma, fazemos uma rigorosa seleção e checagem de links para poder oferecer somente os que são confiáveis e legítimos.