Software impede Google Glass de publicar o que 'viu' em banheiros

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2014 às 07h25
photo_camera Divulgação

A popularização de gadgets “vestíveis” tem aumentado a preocupação com a privacidade. Ao mesmo tempo que é muito prático ter um relógio ou um óculos capaz de fazer fotografias, é muito fácil que isso vire um problema, já que não é possível perceber quando uma imagem está sendo capturada.

Com isso em mente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Indiana elaborou um projeto que ajuda a minimizar as possibilidades de erros. Eles criaram um sistema chamado PlaceAvoider: o app é capaz de aprender a identificar em quais ambientes se deve ou não fazer fotografias, impedindo assim que você publique, sem querer, uma foto do banheiro, por exemplo.

O próprio usuário pode determinar e “ensinar” ao app quais ambientes são “proibidos” para a câmera. Assim, o app impede que o sistema acesse a câmera e faça imagens, vídeos e, muito menos, publique algo feito naqueles locais.

Por enquanto, o projeto ainda está sendo desenvolvido e os pesquisadores ainda não informaram em qual tipo de sistema operacional ele deverá rodar. Também não foi esclarecido se o sistema estará disponível para o público ou se apenas os resultados da pesquisa e testes do software serão divulgados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.