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Pesquisa: 82% das pessoas usam seu próprio laptop no trabalho

Por| 22 de Novembro de 2012 às 15h35

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Pesquisa: 82% das pessoas usam seu próprio laptop no trabalho
Pesquisa: 82% das pessoas usam seu próprio laptop no trabalho

Uma pesquisa conduzida pela ESET, empresa fornecedora de soluções de segurança da informação, aponta que a tendência de que os profissionais utilizem computadores e dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho já é uma realidade na América Latina. De acordo com o estudo, 82% dos entrevistados afirmam que usam seu notebook pessoal no ambiente de trabalho, 55% utilizam o smartphone, 25% o tablet e 17,8% os tocadores de MP3.

Segundo os especialistas, tal tendência promete aumentar a produtividade e reduzir custos para as empresas. Em contrapartida, o hábito cria novos riscos à segurança da informação, como a exposição da rede corporativa a malwares, o roubo ou extravio de informações sensíveis, ataques de phishing e spam, entre outros.

"Esse conceito de os usuários utilizarem seus próprios equipamentos no ambiente de trabalho é um caminho sem volta. No entanto, as empresas precisam criar políticas no sentido de minimizar riscos potenciais à segurança da informação", diz Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “Não se trata de proibir o uso de equipamentos pessoais no ambiente profissional, mas é necessário que as empresas analisem os riscos a que estão expostas com essa modalidade e tenham regras e tecnologias adequadas para evitar que isso abra brechas para ataques à segurança e vazamentos de informações”, acrescenta.

Os principais riscos a que as empresas estão expostas (quando os funcionários utilizam seus próprios dispositivos no ambiente de trabalho) foram definidos pelos especialistas:

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  • Roubo de informações: pela falta de controle sobre os equipamentos pessoais utilizados no ambiente de trabalho, o risco de roubo ou vazamento de informações sensíveis aumenta consideravelmente.
  • Gestão de segurança: as empresas têm mais dificuldade para controlar a segurança dos dispositivos conectados à rede, o que aumenta os riscos de ataques, invasões e contaminação.
  • Malware: há também um aumento no risco de invasão e infecção da rede corporativa por códigos maliciosos.
  • Suporte técnico: se o equipamento apresentar defeito ou algum problema, mesmo quando estiver sendo utilizado para tarefas profissionais, a equipe de TI não poderá garantir a manutenção e o suporte técnico.

É preciso educar os funcionários a respeito de questões críticas como segurança de rede, utilização de firewall no sistema operacional e cuidados com dados sensíveis da empresa, pois os arquivos corporativos ficam armazenados no computador pessoal dos funcionários, o que constitui risco à segurança de dados de clientes ou de informações importantes ou confidenciais de uma empresa.